Há uma estreita relação entre o português e o galego, duas línguas que, muitas vezes, se confundem. Alguns galegos olham mesmo para a língua de Camões como uma língua comum. Tanto que, há 10 anos, a Galiza aprovou a lei Valentin Paz Andrade, com o objetivo de promover o ensino e o uso da língua portuguesa naquela comunidade autónoma de Espanha.
Após uma década, o repórter Miguel Soares voltou à região para avaliar os resultados desta iniciativa. Ele entrevistou autoridades locais, professores e cidadãos comuns para entender o impacto da lei no dia a dia dos galegos. Descobriu também alunos galegos que falam, claro, o galego, falam o português, mas que não sabem falar o castelhano. Será que, 10 anos depois, o sonho de se aproximarem mais do mundo lusófono se concretizou?
A resposta está na reportagem “Língua Comum”, um trabalho com edição e sonoplastia de Miguel Soares, sobre a relação entre a Galiza e o mundo lusófono, uma década depois da aprovação da lei Valentin Paz Andrade, sobre a promoção do ensino e uso da língua portuguesa na Galiza.