Plataformas de apoio
O apoio às várias regiões está a ser agilizado nos sites SOS Leiria e TempestadeSOS, criados para reunir pedidos e ofertas de ajuda, existindo também recolha de donativos na plataforma GoFundMe.
Entre os pedidos de ajuda das populações afetadas pela tempestade Kristin, destacam-se as situações de danos no telhado de habitações, com pessoas a pedirem lonas, telhas e mão-de-obra para ajudar nas reparações.
Outros apoios
A iniciativa “Reconstruir Leiria – Grupo de entreajuda comunitária”, promovida no Facebook, está também a reunir pedidos e ofertas de ajuda.
Há empresas que estão a oferecer lonas para tapar telhados danificados, nomeadamente a Fullquest Comunicação & Marketing (217 923 718 e 914 688 611) e a Smile Comunicação (263 711 413).
Entroncamento
No Entroncamento, distrito de Santarém, o município ativou o pavilhão da antiga Escola das Tílias como centro logístico de emergência, concentrando equipamentos pesados e geradores para apoiar concelhos vizinhos onde persistem falhas de energia e comunicações, num contexto em que várias instituições e grupos cívicos da região têm igualmente promovido iniciativas de recolha e envio de ajuda para as populações atingidas.
Leiria e Marinha Grande
Os municípios da região Centro, em particular do distrito de Leiria, continuam a disponibilizar bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene e lonas para tapar coberturas, que têm sido angariados com a solidariedade de vários pontos do país, bem como locais para banhos quentes e para acesso à Internet.
Há postos para entrega e distribuição de bens alimentares, produtos de higiene e lonas no Pavilhão dos Pousos, em Leiria, e no Pavilhão Nery Capucho, na Marinha Grande.
Ourém
Em Ourém, distrito de Santarém, o estaleiro municipal na localidade de Pinheiro é o ponto central para a receção de lonas, telhas, painel sanduíche, cimento e geradores, enquanto o Centro de Negócios é o local para entrega de alimentos e produtos de higiene, para distribuir pela população afetada.
Sertã
No distrito de Castelo Branco, o município da Sertã está a recolher donativos de materiais, inclusive plásticos, lonas e telhas, para proteção e recuperação de coberturas, telhados e estruturas que tenham ficado danificadas após a passagem da tempestade Kristin, informando que esses bens podem ser entregues nos estaleiros municipais, na zona industrial do concelho.
Mão de obra
A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) diz que o problema principal das empresas da zona afetada pela Kristen em Leiria é a falta de mão de obra agora para a recuperação das infrastruturas que ficaram danificadas. Materiais há, mas falta quem possa ajudar.
Autocaravanas
Uma empresa de Guimarães decidiu disponibilizar 10 autocaravanas para ajudar pessoas que ficaram sem casa, por causa do mau tempo.
Em comunicado, a empresa Automóveis MCcars diz que esta é uma ajuda de primeira instância, de urgência”, sem nenhum custo ou contrapartida. O responsável acrescenta que a empresa já recebeu vários pedidos de ajuda de pessoas, bem como da Câmara Municipal de Leiria e de outras instituições, mas que não conseguem aceder a todos os pedidos.
Pampilhosa da Serra
O município está a ceder gratuitamente tijolos e telhas às famílias com casas no concelho que deles necessitem, para reparação de danos ao nível de estruturas e coberturas.
Horário para levantamento de materiais: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Local: Estádio Municipal Antigo
Alerta para burlas
A GNR, a PSP e o Município de Leiria estão a alertar a população para burlas e avisaram que em contextos de reconstrução como o atual, devido à depressão Kristin, podem surgir casos de pessoas que se fazem passar por entidades públicas.
A Câmara pede aos cidadãos para que não abram a porta de casa, nem forneçam dados pessoais, apelando ainda para que não assinem documentos nem aceitem supostas verificações de serviços ou pedidos de pagamento.
Em caso de dúvida, contactem diretamente os serviços municipais ou as autoridades, recomenda a autarquia.