“Be curious, not judgemental.”
Esta frase, que podemos traduzir para “sê curioso, antes de crítico” tem vindo a tornar-se uma das “pérolas de sabedoria” da Internet. Tentam atribuir a Walt Whitman a sua autoria, embora tal não esteja comprovado. Independentemente disso, esse conselho que nos remete para a benevolência da curiosidade antes do julgamento da crítica, resume bem a ideia que deu origem à nossa “Declaração de Interesses”.
Os candidatos a primeiro ministro, ou primeira ministra, são antes de mais pessoas. E num mundo tão cheio de cinismo, talvez seja melhor partir do princípio que são pessoas que vale a pena conhecer. Gente com quem teríamos facilmente uma conversa afável, ou uma saudável discussão política, entre uma refeição, uma cerveja ou um café, e que sentem genuíno empenho em fazer o melhor que podem e sabem.
Mais vale acreditar nesse princípio. Afinal, candidatam-se a um lugar que também lhes vai tirar tempo precioso com a família, tempo de lazer, e noites de sono. Um lugar de enorme exigência, nervosismo, cansaço e sempre sujeito – lá está – à crítica: impiedosa, permanente, e necessária.
Mas no jogo da campanha eleitoral, enquanto que é essencial sermos críticos das propostas, das medidas, e dos programas que cada partido propõe, é também muito importante sermos curiosos em relação às pessoas em quem votaremos. Conhecer os candidatos com afabilidade, e julgar os programas com espírito crítico.
Assim, fomos conhecer. E assim, entre muitas outras coisas, perguntámos que livros, artes, músicas ou passatempos interessam os candidatos às legislativas?
“Declaração de Interesses” é um pequeno magazine dedicado a dar a conhecer os passatempos, estilos musicais, e aspectos comuns da vida que interessam os candidatos de cada partido com assento parlamentar às eleições legislativas de 2024. Os gostos, o humor, e a personalidade dos líderes partidários numa curta entrevista com perguntas mais-ou-menos sérias.
Em “Declaração de Interesses” fomos ao que interessa, com Pedro Miguel Ribeiro.
Nota: Apesar de contactada várias vezes pela Antena 1, a comitiva do partido CHEGA não conseguiu disponibilizar um momento para gravar em tempo útil a “Declaração de Interesses” com o seu presidente André Ventura.
Paulo Raimundo
Foi num comíco de lançamento de campanha em Setúbal que fomos encontrar o Secretário-Geral do PCP.
Este filho de trabalhadores naturais de Beja declarou vários interesses. Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre livros, filmes, música, arte e… pães. O seu nome completo é Paulo Alexandre Cantigas Raimundo.
Mariana Mortágua
Foi num almoço de campanha no Fórum Lisboa que encontrámos a Coordenadora do Bloco de Esquerda. Fomos saber que interesses declara esta fã da vila alentejana do Alvito. Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre livros, cerveja, futebol, arte e… Música no Coração. O seu nome completo é Mariana Rodrigues Mortágua.
Inês de Sousa Real
Depois de uma tarde de campanha atarefada aguentando o frio entre a linha de Sintra e Lisboa, marcámos encontro numa sala quentinha para falar com a Porta-Voz do PAN.
Fomos saber que interesses declara esta mulher nascida no Dia D. Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre arte, culinária vegan, música, e uma galinha chamada “Pombinha”. O seu nome completo é Paula Inês Alves de Sousa Real.
Rui Rocha
Foi no autocarro de campanha que fomos encontrar o Presidente da Iniciativa Liberal para saber que interesses declara este bracarense de óculos… ou serão só lentes?
Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre carrosséis, arte, livros e o Matrix. O seu nome completo é Rui Nuno de Oliveira Garcia da Rocha.
Rui Tavares
Foi no final do debate com todos os partidos para a televisão, na Universidade Nova, que encontrámos o Porta-Voz do Livre, com o semblante relaxado de quem tinha acabado de muito argumentar. Fomos saber que interesses declara este Historiador que prefere oito debates seguidos em vez de duas semanas de campanha.
Falou com Pedro Miguel Ribeiro. O seu nome completo é Rui Miguel Marcelino Tavares Pereira.
Luís Montenegro
Foi em Pombal, em pleno périplo de Campanha, após o pequeno-almoço, que encontrámos o líder da AD.
Fomos saber que interesses declara o candidato com fama de melhor cozinheiro. Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre culinária, desporto e viagens a… Montenegro. Chama-se Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves.
Pedro Nuno Santos
Foi no Largo do Rato que fomos encontrar o Secretário-Geral do PS. Numa conversa bem disposta num dos gabinetes da sede do partido, fomos saber que interesses declara o candidato que melhor sabe escolher os sapatos que calça. Falou com Pedro Miguel Ribeiro sobre arte, literatura, sapatilhas e uma “pica-pica”. Chama-se Pedro Nuno de Oliveira Santos.