E cá estamos, de novo, naquela época do ano… Oscar season!
Os peregrinos da Terra Média convocaram os peregrinos do Território vizinho, também mágico, da Antena 3 – Os Cinéfilos que Ninguém Pediu (João Torgal e Daniel Mota).
Juntos, numa grandiosa homilia, vão dissecar os grandes troféus dos Óscares e explorar o trajeto desta cerimónia, nos últimos tempos.
Admitimos que a cerimónia já não tem o glamour ou a relevância de outros tempos.
As audiências televisivas têm caído de forma consistente, as questões de género ou raciais suscitaram uma infinidade de protestos e até o prestígio e a distinção que os óscares concediam parece já ter tido melhores dias…
A cerimónia bem que tem tentado reinventar-se, reduzindo a duração e a quantidade de prémios ou criando regras. Há mesmo quem diga que o famoso “estalo” do ano passado foi a melhor coisa que lhe poderia ter acontecido.
Pela mão de Will Smith (neste caso, literalmente!), a cerimónia conseguiu dominar novamente a agenda mediática e até converter-se à era do meme, algo que não acontecia há muito tempo.
Hoje, a Terra Média veste-se em trajes de gala e viaja (em espírito) até ao famoso Kodack Theater, em Los Angeles, para a 95.ª cerimónia dos Óscares.
Uma irmandade de Programas de rádio, uma anexação de Podcasts, um inimaginável confronto de Titãs… aqui, na poeirenta arena… da Terra Média!