Na “Terra Média”, nunca sabemos o que esperar. As ideias mais promissoras podem ficar no limbo durante décadas ou falhar em grande estrondo. Os favoritos acabam frequentemente em lugares pouco honrosos e aqueles em quem ninguém apostava adquirem um protagonismo inesperado.
Esta semana, falamos do cansaço digital transversal a várias gerações e de como se tem tentado combater isso, desde músicos que “obrigam” os seus fãs a deslocarem-se aos concertos a alternativas de como tornar os nossos gadgets menos viciantes.
A Europa começa a cansar-se do poderio dos serviços digitais norte-americanos — são cada vez mais os browsers (como o Mullvad, da Suécia ou o Vivaldi, norueguês) e motores de busca, como o Mojeek (RU) ou o Ecosia (Alemanha) 100% europeus. Ainda por este continente, é cada vez maior o dilema do seu posicionamento entre duas das maiores potências mundiais. Será a Europa um mero peão dos EUA ou poderá firmar-se uma parceria com a China.
Ainda neste episódio falamos sobre o fenómeno Letterboxd, que se tem tornado uma sensação junto do jovem público cinéfilo e fazemos uma reflexão sobre duas das séries do momento: Andor e The Last of Us.
Álvaro Costa recomenda…
“Bad Thoughts”, a nova série da Netflix e o filme “Bono: Stories of Surrender”, da AppleTV.