Foram 60 anos de carreira. António Chainho foi o Mestre que levou a nossa guitarra portuguesa a viajar pelos quatro cantos do mundo. A viagem culminou num concerto imperdível e de entrada gratuito, que marcou o final da sua carreira. “Lisboa Saudade”.
Com Carminho e António Zambujo, a sua discípula Marta Pereira da Costa, o quarteto de cordas Naked Lunch e os seus músicos habituais, Ciro Bertini, no baixo e acordeão, e Tiago Oliveira, na viola. Carina Jorge conversou com o músico que pegou na sua “guitarrinha” aos 6 anos de idade e nunca mais a largou.
Homenagem por Marta Pereira da Costa
A guitarrista Marta Pereira da Costa esteve no “Anfiteatro”, rubrica do “Programa da Manhã”, em reconhecimento do “Mestre” de quem foi discípula, e de “tudo aquilo que fez pela guitarra portuguesa”, agindo como embaixador desse instrumento. Tocou “Cumplicidades” ao vivo na Antena 1.
“Uma Noite em Forma de Assim” especial
O mestre da guitarra portuguesa António Chainho partiu esta terça-feira, no dia em que completava 88 anos. Figura maior da música portuguesa, construiu uma carreira singular, marcada pela excelência, pela curiosidade artística e por uma relação profunda com a guitarra portuguesa.
Ao longo de várias décadas, afirmou o instrumento para lá do fado tradicional, dialogando com diferentes linguagens musicais e colaborando com músicos de várias gerações. O “Mestre” manteve uma intensa atividade criativa até muito recentemente, num percurso que reflete a maturidade artística e a liberdade de um músico sempre atento ao presente.
A 29 de março de 2023, a Antena 1 recebeu António Chainho em mais “Uma Noite em Forma de Assim”, ao lado de Jorge Afonso, num encontro marcado pela partilha, pela memória e pela celebração da música portuguesa. Recorde esse episódio na RTP Play:
Recorde o Mestre na Antena 1 Fado
A guitarra portuguesa ficou hoje mais silenciosa. Morreu António Chainho, o mestre que levou o fado para o mundo e fez da guitarra uma forma de dizer tudo sem palavras.
Mais de 60 anos de carreira.
Chainho não tocava apenas fado: contava histórias, desenhava paisagens, abria caminhos.
A Antena 1 Fado presta-lhe homenagem. Desde esta tarde e praticamente em permanência até à meia-noite de amanhã, quarta-feira, recuperam-se concertos, músicas e entrevistas ao longo dos anos, momentos únicos que ficaram guardados no arquivo da Antena 1 e na memória de todos nós.
Para ouvir na Antena 1 Fado, na RTP Play ou em antena1fado.rtp.pt.