O cantor Käärijä venceu o Uuden Musiikin Kilpailu 2023, a final que assegura a seleção da canção finlandesa para o Festival Eurovisão da Canção. Cha Cha Cha, que foi a terceira das sete canções a concurso a desfilar, destacou-se tanto na votação do júri como na do televoto que, na Finândia, se reparte respectivamente para assegurar 25 e 75 por cento da votação final. Jere Pöyhönen, o nome verdadeiro de Käärijä, começou por se interessar pela bateria, ainda muito jovem, somando depois um crescente interesse pelo hip hop, alargando depois os seus horizontes a outros sons e desafios. Tem obra em disco desde 2016, com uma multidão de singles e EP já editados e um primeiro álbum, Fantasista, lançado em 2020. Com estreia na Eurovisão em 1961, a Finlândia tem um triunfo assinalado em 2006 com Hard Rock Hallelujah, dos Lordi.
Também este fim de semana decorreu a final em São Marino, que terminou com a escolha dos Piquet Jacks para representar o país em Liverpool. Like an Animal sagrou-se assim a vencedora da edição 2023 do concurso Una Voce per San Marino, uma maratona de cinco semifinais à qual concorreu também Ronela Hajati, a cantora que representou a Albânia na Eurovisão em 2022. Grupo nascido em 2006 em Buggiano (na Toscânia), os Piqued Jacks são uma banda indie italiana e têm já quatro álbuns editados, o mais recente sendo Synchronizer, de 2021. São Marino está presente na Eurovisão desde 2008 e até aqui só foi apurado três vezes para a final, tendo como melhor resultado o 19º lugar de Say Na Na Na de Serhat, em 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=Hjfq-T-8WHw
A terceira final realizada este fim de semana foi a segunda edição do Tu bije serce Europy polaco, que terminou com o triunfo de Solo, da cantora Blanka. No programa, onde atuaram os ucranianos Kalush Orchestra (vencedores da Eurovisão em 2022), Blanka foi a mais votada por um júri de quatro elementos, entre os quais estava a cantora Edyta Górniak, responsável pela melhor classificação da Polónia na Eurovisão, obtendo o segundo lugar logo no ano da estreia do país no concurso, em 1994. Blanka Stajkow tem ascendência polaca e búlgara e iniciou recentemente a sua carreira. Solo é o seu terceiro single.