Nasceu no Fundão a 14 de março de 1923. Fadista, irmã mais nova de Amália, Celeste Rodrigues tem toda uma história de vida e uma obra que a Antena 1 evocou na semana em que se assinala o seu centenário, com a operação especial Celeste 100.
A Antena 1 convidou cinco nomes da música portuguesa atual a recriar cinco das canções a que Celeste Rodrigues deu voz. São eles os Expresso Transatlântico (banda que integra dois bisnetos da fadista), Teresinha Landeiro, Ana Lua Caiano, Helder Moutinho e Fado Bicha, numa operação com produção de Ana Sofia Carvalhêda e captação de som de Eric Harizanos. Estas atuações foram gravadas nos estúdios da RTP e foram reveladas em antena, ao ritmo de uma por dia, pela ordem acima apontada, entre 13 e 17 de março, sempre depois das notícias das 9h00, repetindo após as notícias das 16h00, salvo na terça-feira, dia 14, a ouvir pelas 15h40.
No próprio dia 14 a Antena 1 apresentou uma emissão especial de Fado Cravo, de Aldina Duarte, realizado, pelas 16h00 horas, em direto do Museu do Fado, com público na plateia e no qual serão apresentados dois inéditos de Celeste Rodrigues. Nesse dia o museu inaugura uma exposição sobre a fadista.
No dia 15, pela tarde, houve uma sessão de trabalho entre a Antena 1 em parceria com a Wikipédia portuguesa da qual nascerão contribuições para a elaboração de uma mais detalhada biografia da fadista. Estiveram nessa sessão Diogo Varela Silva (neto da fadista), o guitarrista Pedro Castro e os fadistas Hélder Moutinho e Teresinha Landeiro e, da parte da Antena 1, João Carlos Callixto e Pedro João Santos.
Ao longo de toda a semana o programa David Ferreira a Contar lembra canções e palavras da própria Celeste Rodrigues.
A programação dedicada ao centenário contou ainda com dois documentários, um deles, Celeste Rodrigues de Viva Voz, de Edgar Canelas, escutando a história da fadista contada pelas suas próprias palavras, a transmitir dia 15 pelas 23h00. O outro, assinado por Pedro Miguel Ribeiro, tem por título A Árvore Celeste e olha a sua obra e legado, sendo apresentado no dia 14, pelas 10h00. Haverá ainda dois outros programas especiais, também de Edgar Canelas, um deles com Tiago Torres da Silva, o outro com Ricardo Ribeiro, que assim juntarão mais pontos de vista a este olhar amplo sobre Celeste Rodrigues.