Morreu, aos 84 anos de idade, o divulgador de jazz, crítico, músico, professor e autor José Duarte. A Antena 1 lamenta a morte de um dos nomes incontornáveis na história da rádio em Portugal, sobretudo com o icónico Cinco Minutos de Jazz, o mais antigo programa radiofónico no ar — criado em 1966 e transmitido na Antena 1 desde 1993. Aqui, também apresentou outros programas, como A Menina Dança ou A Grande Música Negra, e foi colaborador da informação no Programa da Manhã entre 1996 e 1997.
Nasceu no Bairro Alto em 1938, tendo em 1958 fundado o Clube Universitário de Jazz de Lisboa e formulado o seu primeiro programa de rádio: Jazz, Esse Desconhecido na Rádio Universidade. A sua carreira fez-se de outros formatos históricos, como Jazz com Brancas na Antena 2, Pão com Manteiga, Abandajazz ou À Volta da Meia-Noite na Rádio Comercial.
Em torno do jazz, multiplicou-se em mil e uma missões. Organizou concertos em Portugal (com nomes como Steve Lacy em 1972 ou Frank Wright em 1973), integrou equipas de vários boletins e revistas internacionais, foi consultor de festivais, colaborou na organização da Fonoteca Municipal de Lisboa, e muito mais. A sua vida foi imortalizada no documentário Jazzé Duarte (2018), por Jorge Paixão da Costa.
Hoje, a Antena 1 dedica a José Duarte uma homenagem que vai atravessar as várias horas de emissão — que serão pontuadas com música jazz, episódios históricos do Cinco Minutos de Jazz, depoimentos em direto, e trechos de uma conversa inédita de José Duarte com Rui Pêgo, David Ferreira e António Macedo. Jorge Afonso dedicará a emissão integral de Uma Noite em Forma de Assim a este divulgador de jazz.
Recupere na RTP Play todos os episódios de Cinco Minutos de Jazz, assim como a última série de A Menina Dança?. Veja na RTP Arquivos uma entrevista biográfica com José Duarte.