A 29 e 30 de setembro, o Santa Casa Alfama regressa a Lisboa, com o apoio da Antena 1 — que voltará a dedicar-lhe uma programação especial.
Situado entre o cânone do fado e a sua vanguarda, o festival já desvendou três destaques para a edição de 2023: Camané, Beatriz Felício em dupla com Geadas, e um tributo à fadista Hermínia Silva. Luís Montez, produtor do festival, esteve esta segunda-feira nas manhãs da Antena 1 para nos falar deste cartaz.
Marcados para 29 de setembro, no Palco Santa Casa, os três espetáculos já anunciados são um vislumbre do primeiro dia do festival. Depois de Amália, Carlos do Carmo, e Max, Hermínia Silva será o ícone homenageado pelo festival de fados. Uma homenagem encabeçada por Anabela, FF, Filipa Cardoso e Lenita Gentil a esta figura maior da revista, do cinema e do teatro em Portugal.
Camané apresentará Horas Vagas, disco que editou em 2021, reconhecido no ano seguinte como Melhor Álbum de Fado nos Prémios PLAY. Premiados e já respeitados no círculo das casas de fados, Beatriz Felício e Geadas ainda não editaram os respetivos discos de estreia, mas estão prometidos ainda para 2023 — e o concerto no Santa Casa Alfama servirá também para os apresentarem.