Milhanas apresentou-se ao grande público no Festival da Canção 2022, subindo a palco para interpretar Corpo de Mulher. Agora, traz-nos o seu disco de estreia, uma obra que “conta e explora cronologicamente todas as [suas] sombras, todos os [seus] lamentos.” Precedido pelos singles Lamentos e Mais que ao Sol, que teve estreia exclusiva na Antena 1, este é De Sombra a Sombra.
“Este disco cresceu à medida que eu cresci”, assim o descreve Milhanas. “Tanto a nível lírico como a nível musical, é um disco que tem várias alusões a poetas e músicos que acompanharam o meu crescimento enquanto pessoa e enquanto artista” — com a notória influência de Fausto.
A uma primeira fase de composição “totalmente acústica”, em que dividiu responsabilidades com Rodrigo Correia, seguiu-se a introdução de uma “roupagem mais eletrónica”, a cargo dos produtores Jon e Agir (compositor do tema com que concorreu ao Festival da Canção).
“Não quero nunca que a minha obra pareça uma ode à tristeza porque não é, é um autorretrato”, conclui Milhanas. “No dia em que me sentir feliz, cantarei a alegria com a mesma verdade que canto a tristeza.”