Figura em grande evidência na recente edição 2023 do FMM Sines, o espanhol Rodrigo Cuevas vai trazer um novo espetáculo ao Misty Fest. São ao todo dois concertos, o primeiro a ter lugar no Capitólio, em Lisboa, no dia 3 de novembro, o segundo, um dia depois, na Casa da Música, no Porto. Ambas as datas correspondem a um concerto duplo, já que Rodrigo Cuevas vai em ambas partilhar o cartaz com os portugueses Bandua. Ambos os concertos têm o apoio da Antena 1.
Rodrigo Cuevas traz na bagagem novas canções. La Romeria é o título do seu novo álbum, correspondendo a uma nova etapa na obra do artista natural de Oviedo (Espanha), nascido em 1985 e que se apresenta como fonte de “agitação folclórica e eletrónica, estrela do campo, humor, erotismo elegante, hedonismo e celebração dos direitos inegociáveis”.
Rodrigo Cuevas integra uma nova geração de artistas espanhóis que procura na tradição os argumentos para apresentar ao futuro. O autor do espetáculo Trópico de Covadonga mereceu já o Prémio Arcoíris 2022 atribuído pelo Ministério da Igualdade, em Espanha, bem como o Prémio Ojo Crítico da RNE em 2021 ou, entre várias outras distinções que espelham uma ampla aclamação, o prémio MIN 2020 para Artista Revelação na sequência do seu álbum de estreia, Manual de Cortejo.
Os Bandua, duo formado por Tempura the Purple Boy e Edgar Valente estão entretanto de regresso à estrada com um novo espetáculo. O alinhamento contará com alguns temas inéditos, aos quais se juntam Bandeiras – que levaram ao Festival da Canção – e as canções que integram o primeiro disco da dupla, um dos mais aclamados pela crítica em 2022, e que foi disco Antena 1.