Após Rodrigo Cuevas e Bandua, a Antena 1 continua a anunciar nomes no cartaz do Misty Fest 2023. Desta vez, trata-se da premiada cantautora Corinne Bailey Rae, com data dupla em Portugal: vai estar no Capitólio, em Lisboa, a 4 de novembro; no dia seguinte, dirige-se à Casa da Música, no Porto.
Conhecida pelos êxitos Like a Star e Put Your Records On, a artista tornou-se um fenómeno de popularidade na soul e no R&B contemporâneos. Após o disco de estreia, de 2006, The Sea (2010) e The Heart Speaks in Whispers (2016), segue-se agora o quarto álbum de estúdio. Black Rainbows, há uma década em construção, é o motivo desta digressão que a traz ao Misty Fest: um álbum denso, com laivos inesperados de punk.
A inspiração máxima para este projeto é Theaster Gates, natural de Chicago, que se notabilizou no mundo da arte contemporânea pela forma como repensa espaços abandonados. Corinne Bailey Rae encontrou a sua obra no Stony Island Arts Bank, em Chicago e deixou-se arrebatar: “Envolver-me com estes arquivos e encontrar Theaster Gates e a sua prática mudou a forma como penso em mim enquanto artista e quais as possibilidades do meu trabalho. Esta música surgiu através da visão. Para mim, ver tem sido como ouvir. Enquanto eu estava a ver, as canções/os sons apareceram”.