Em 2024, o Centro Cultural de Belém vai acolher um novo festival de música: o Belém Soundcheck decorre entre 21 e 24 de março. A proposta pauta-se pela “multiplicidade de universos musicais, que vão do fado à música erudita, do jazz a eletrónica, das músicas do mundo às sonoridades exploratórias”.
O ícone do rock Patti Smith vai atuar com o seu coletivo experimental de arte sonora Soundwalk Collective, no âmbito do projeto audiovisual “Correspondences”. A seu lado no cartaz, estão a cantora de jazz Maria João e o fadista Camané, o pianista brasileiro Amaro Freitas, a orquestra Kremerata Baltica, o ensemble Il Giardino Armonico com o violoncelista Giovanni Sollima, e a cantautora de pop experimental Tirzah.
Esta será a primeira edição de um festival que ocorrerá de dois em dois anos, determinado por um “encontro plural” com “figuras de referência da música internacional” e artistas nacionais. O festival conta com o apoio da Antena 1 e as parcerias da Égide – Associação Portuguesa das Artes, da EGEAC e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, bem como a colaboração da ACCESS LAB, “garantindo o acesso a todas as pessoas com deficiência e surdas.