O podcast semanal da Antena 1 dedicado ao universo das séries de televisão, e que está disponível no Spotify, nas plataformas Apple e Google Podcasts e também na RTP Play, tem esta semana como convidado Frederico Serra, realizador de “Lusitânia”, série baseada em lendas e mitos portugueses em exibição na RTP, que assim se junta ao painel residente para comentar a nova temporada de “For All Mankind”, a minissérie “Esterno Notte” e o clássico “The Office”.
Exemplo daquilo a que se chama habitualmente história alternativa, a série “For All Mankind” (disponível na Apple TV) propõe uma trama de ficção que imagina a aventura da conquista do espaço com alguns factos diferentes daqueles que história conheceu. Os russos foram aqui os primeiros a chegar à Lua e, anos depois, o primeiro homem a chegar a Marte é um cidadão da Coreia do Norte. Depois de em temporadas anteriores termos acompanhado a criação de uma primeira base na Lua e, depois, a conquista de Marte, agora, na T4 recentemente estreada, estamos já perante uma colónia marciana de dimensões consideráveis, resultado do esforço conjunto de várias agências espaciais governamentais mas também de contribuições de privados. A estratificação da sociedade revela ser aqui um dos gatilhos para o desenvolvimento de novas narrativas.
Com realização de Marco Bellocchio, “Esterno Notte” é uma minissérie de produção italiana (Filmin) que, em oito episódios, acompanha um episódio traumático da vida política italiana: o rapto de Aldo Moro, que na altura (1978) era o presidente do partido da Democracia Cristã, que se preparava para apresentar então uma solução de governo que iria contar com o apoio do partido comunista.
E terminamos com “The Office”, a série de Ricky Gervais e Stephen Merchant que revolucionou a comédia televisiva, com um falso documentário sobre o dia a dia de um escritório e o patrão desagradável, irritante e que, por mais que ache ser um génio do humor, não tem graça nenhuma. Um marco da televisão contemporânea que gerou descendência, como o remake norte-americano que ganhou uma vida própria e bem distinta do original, que pode ser visto na Filmin e na Prime Video.