Online: Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58
Vamos descobrir destinos escondidos ou mesmo aqui ao lado…
Com Rui Gomes.
Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro|
Dia 24 – Castelo Rodrigo
Toda a aldeia de Castelo Rodrigo é um sitio histórico.
Ruas, casas, igrejas, muralhas e ruínas…., tudo revela a História e muitas histórias de uma comunidade que teve o seu apogeu na época medieval.
Dia 23 – Arraiolos
Arraiolos é uma bonita vila medieval e com uma característica bem portuguesa: procurou-se instituir um centro de poder no castelo mas a população, discretamente, sem ruído, seguiu a sua própria conveniência.
A nobreza local quando tinha dinheiro gostava de o exibir construindo torres, como se fossem castelos. O Rei e a nobreza da Corte não gostavam e, por vezes, mandavam abaixo as construções.
Caria tem um centro histórico interessante mas a curiosidade de muitos visitantes vai para a Casa da Roda que data de 1748 e foi recuperada há uma década.
O forno comunitário que foi construído há 5 anos e procura restituir a tradição do pão artesanal. Agora fazem pão de várias qualidades, como também comida e a procura é grande.
Dia 17 – Meimão
O Meimão é conhecido por dois motivos: a barragem e pelo padre José Miguel. Dizem que foi autor de vários milagres. A outra referência de Meimão é a barragem e o convite ao turismo de natureza.
Dia 16 – Côja
Dão a Côja o nome de Princesa do Alva. É adequado porque o rio Alva é o coração de Côja. Mas também há a história de um homem com um enorme coração para os mais desfavorecidos, o médico Alberto Valle.
Pendilhe tem uma dezena de espigueiros e o Museu Rural que dão a conhecer a cultura e a etnografia do Alto Paiva. Os espigueiros estão assentes em balcões de pedra e são de madeira.
Perafita tem dois motivos de grande interesse. Além de ser santuário de milagres é também terra de judeus.
Um dos marcos da arquitetura religiosa portuguesa está na aldeia das Águas. É a igreja da Sª. de Fátima, obra de Nuno Teotónio Pereira, um dos notáveis arquitetos portugueses do século XX.
O Parque de Escultura Contemporânea Almourol junta tudo o que é essencial para um passeio: natureza, arte e zonas de lazer à beira rio.
Uns dias de ferias e ir ao teatro, entre 12 e 19 de Agosto.
Manhouce vai ter agora a noite de cantares. Juntam-se os emigrantes às pessoas que residem em todos os lugares da freguesia. É um momento de comunhão, que sensibiliza Isabel Silvestre.
Dia 31 – Belmonte
Dia 02 – Vila Cova à Coelheira
Dia 03 – Penamacor
Dia 04 – Medelim