“Postal do Dia” tem um único objetivo: observar o mundo e contá-lo. É esta missão que Luís Osório tem defendido, no ar, desde janeiro de 2022, numa das rubricas mais seguidas da rádio portuguesa – que agora se muda para a Antena 1, a partir de 15 de janeiro. É aqui que vai poder escutar, de segunda a sexta-feira, pelas 18h50, uma crónica diferente, para acompanhar com a leitura do texto no nosso site.
Aí está uma das primeiras mudanças, como refere o apresentador à Antena 1: “No online os ouvintes poderão, como antes faziam, ler o ‘Postal’, mas em antena o texto não será lido. Todos os dias úteis estarei em direto, com José Carlos Trindade. Será sem rede, como a rádio gosta. Um ‘Postal do Dia’ diferente todos os dias, com histórias trágicas, cómicas, pessoais, políticas, sociais, com lágrimas e sorrisos, com o paradoxo que nos define enquanto pessoas. Espero não deixar ninguém indiferente.”
Há um precedente para isso, como reconhece Luís Osório, ainda com alguma surpresa. “Nunca tive, em trinta anos de profissão, tanta repercussão e tanto feedback. A rádio, agora com o reforço do online, continua a ser um instrumento poderoso de comunicação, num certo sentido a viver uma segunda ou terceira vida que não era previsível há vinte anos atrás.” Essa capacidade de renovação potenciou o ‘Postal do Dia’, nascido em 2019 na página de Facebook do apresentador. “Um dia proclamei que iria escrever um texto todos os dias até ao último dia da minha vida, foi assim que nasceu o espaço. O número de seguidores cresceu muito a partir daí. E depois a TSF amplificou a partir de 2022.”
Agora, Luís Osório está de volta à Antena 1, depois de ter integrado a equipa original de “Contraditório” em 2004, com Luís Marinho, Carlos Magno e Luís Delgado. Como é regressar? “A melhor sensação possível. E uma enormíssima responsabilidade.” A 15 de janeiro, começa a nova vida desta rubrica. “Espero não deixar ninguém indiferente.”