Conheceu-se esta tarde (23) os nomeados para a 96.ª edição do evento mais aguardado da temporada de prémios: Os Óscares. Num ano marcado pelas greves dos sindicatos de argumentistas e atores de Hollywood, a cerimónia regressa ao Dolby Theatre para celebrar os portentos da cinematografia mundial de 2023.
Escolhidos por um júri oriundo de 93 países, o fenómeno “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, lidera com 14 nomeações, incluindo Melhor Filme, Realização e várias categorias técnicas como Melhor Banda Sonora, Melhor Fotografia ou Melhor Montagem; “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos, vem a seguir, com 11, e “Assassino da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, também está entre os mais nomeados, com 10.
A maior surpresa foi a desilusão de “Barbie”, de Greta Gerwig, uma das grandes apostas para nomeações principais acabou por somar oito nomeações, sobretudo técnicas, como Direção Artística ou Guarda-Roupa. Nove dos dez filmes nomeados têm (ou já tiveram) estreia em Portugal — o único que ainda não têm distribuição nacional confirmada é “American Fiction”, de Cord Jefferson.
Depois do sucesso de “Ice Merchants”, de João Gonzalez, nomeado para Melhor Curta de Animação em 2023, Portugal ficou, este ano, sem representação — a curta nacional em shortlist “Um Caroço de Abacate”, de Ary Zara e com produção do ator Elliot Page, ficou de fora das nomeações.
Com nomeações a ir ao encontro das demais premiações desta temporada, os Óscares serão novamente apresentados por Jimmy Kimmel no dia 10 de março, a partir da 1h da manhã em Portugal.
Conheça todos os nomeados aos Óscares 2024 e acompanhe o comentário às nomeações na emissão especial com Tiago Alves, João Lopes e Rui Alves de Sousa na Antena 1 entre as 14h e as 15h.
Melhor Filme
- “A Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer
- “American Fiction”, de Cord Jefferson
- “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet
- “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese
- “Barbie”, de Greta Gerwig
- “Maestro”, de Bradley Cooper
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Os Excluídos”, de Alexander Payne
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
- “Vidas Passadas”, de Celine Song
Melhor Realização
- Christopher Nolan
- Jonathan Glazer
- Justine Triet
- Martin Scorsese
- Yorgos Lanthimos
Melhor Ator
- Bradley Cooper (”Maestro”)
- Cillian Murphy (”Oppenheimer”)
- Colman Domingo (”Rustin”)
- Jeffrey Wright (”American Fiction”)
- Paul Giamatti (”Os Excluídos”)
Melhor Atriz
- Annette Benning (“Nyad”)
- Carey Mulligan (”Maestro”)
- Emma Stone (”Pobres Criaturas”)
- Lily Gladstone (”Assassinos da Lua das Flores”)
- Sandra Hüller (”Anatomia de uma Queda”)
Melhor Ator Secundário
- Mark Ruffalo (”Pobres Criaturas”)
- Robert De Niro (”Assassinos da Lua das Flores”)
- Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”)
- Ryan Gosling (”Barbie”)
- Sterling K. Brown (”American Fiction”)
Melhor Atriz Secundária
- America Ferrera (“Barbie”)
- Da’Vine Joy Randolph (“Os Excluídos”)
- Danielle Brooks (“A Cor Púrpura”)
- Emily Blunt (“Oppenheimer”)
- Jodie Foster (“Nyad”)
Melhor Filme de Animação
- “Elemental”, de Peter Sohn
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, de Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman
- “Nimona”, de Troy Quane, Nick Bruno
- “O Rapaz e a Garça”, de Hayao Miyazaki
- “Robot Dreams”, de Pablo Berger
Melhor Filme Internacional
- “Io Captiano”, de Matteo Garrone (Itália)
- “A Sala de Professores”, de Ilker Çatak (Alemanha)
- “A Sociedade da Neve”, de J. A. Bayona (Espanha)
- “A Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer(Grã-Bretanha)
- “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders (Japão)
Melhor Fotografia
- “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese
- “Maestro”, de Bradley Cooper
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
- “O Conde”, de Pablo Larraín
Melhor Guarda-Roupa
- “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese
- “Barbie”, de Greta Gerwig
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
- “Napoleão”, de Riddley Scott
Melhor Argumento Original
- “Anatomia de uma Queda”, argumento de Justine Triet e Arthur Harari
- “May December: Segredos de Um Escândalo”, argumento de Samy Burch
- “Os Excluídos”, argumento de Alexander Payne
- “Vidas Passadas”, argumento de Celine Song
- “Maestro”, argumento de Bradley Cooper e Josh Singer
Melhor Argumento Adaptado
- “A Zona de Interesse”, adaptado por Jonathan Glazer (livro de Martin Amis)
- “Barbie”, adaptado por Greta Gerwig e Noah Baumbach (universo Mattel)
- “Oppenheimer”, adaptado por Christopher Nolan (livro “American Prometheus” de Kai Bird and Martin J. Sherwin)
- “Pobres Criaturas”, adaptado por Tony McNamara (livro de Alasdair Gray)
- “American Fiction”, adaptado por Cord Jefferson (livro “Erasure” de Percival Everett)
Melhor Montagem
- “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet
- “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese
- “Maestro”, de Bradley Cooper
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
Melhor Caracterização
- “Sociedade da Neve”, de J. A. Bayona
- “Golda”, de Guy Nattiv
- “Maestro”, de Bradley Cooper
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
Melhor Banda Sonora
- “Assassinos da Lua das Flores”, banda sonora de Robbie Robertson
- “Oppenheimer”, banda sonora de Ludwig Göransson
- “Pobres Criaturas”, banda sonora de Jerskin Fendrix
- ” Indiana Jones e o Marcador do Destino”, banda sonora de John Williams
Melhor Canção Original
- “It Never Went Away”, Jon Batiste (”American Symphony”)
- “I’m Just Ken”, Ryan Gosling (”Barbie”)
- “What Was I Made For”, Billie Eilish, Finneas (”Barbie”)
- “The Fire Inside”, Becky G (”Flamin’ Hot Cheeots: A História dos Cheetos Extra Picante”)
- “Wazazhi a song for my people” (“Assassino da Lua das Flores”)
Melhores Efeitos Visuais
- “A Sociedade da Neve”, de J. A. Bayona
- “Godzilla Minus One”, de Takashi Yamazaki
- “Guardiões da Galáxia: Volume 3”, de James Gunn
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, de Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman
- “Missão Impossível – Ajuste de Contas Parte Um”, de Christopher McQuarrie
- “O Criador”, de Gareth Edwards
- Napoleão
Melhor Direção Artística
- “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese
- “Barbie”, de Greta Gerwig
- Napoleão, de Riddley Scott
- “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
- “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos
Melhor Som
- “O Criador”, Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich and Dean Zupancic
- “Missão Impossível – Ajuste de Contas Parte Um”, Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon and Mark Taylor
- “A Zona de Interesse”, Tarn Willers and Johnnie Burn
- “Maestro”, S
- “Oppenheimer”, Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo and Kevin O’Connell
Melhor Documentário (longa-metragem)
- “Bobi Wine: The People’s President”, de Moses Bwayo, Christopher Sharp and John Battsek
- “20 Days in Mariupol”, de Mstyslav Chernov
- “Quatro Filhas”, de Kaouther Ben Hania and Nadim Cheikhrouha
- “To Kill a Tiger”, de Nisha Pahuja, Cornelia Principe and David Oppenheim
- “The Eternal Memory”, de Maite Alberdi
Melhor Documentários (curta-metragem)
- “Nǎi Nai and Wài Pó”, de Sean Wang and Sam Davis
- “Island In Between”, de S. Leo Chiang and Jean Tsien
- “The ABCs of Book Banning”, de Sheila Nevins
- “The Barber of Little Rock”, de John Hoffman, Christine Turner
- “The Last Repair Shop”, de Ben Proudfoot, Kris Bowers
Melhor Curta-Metragem de Animação
- “Letter to a Pig”, de Tal Kantor
- “Ninety-Five Senses”, de Jerusha Hess, Jared Hess
- “Our Uniform”, de Yegane Moghaddam
- “Pachyderme”, de Stéphanie Clément and Marc Rius
- “WAR IS OVER! Inspired by the Music of John and Yoko”, de Dave Mullins
Melhor Curta-Metragem de Imagem Real
- “Invicible”, de Vincent René-lortie
- “O Depois”, de Misan Harriman
- “Red, White and Blue”, de Lasse Lyskjær Noer
- “Night of Fortune”, de Lasse Lyskjær Noer
- “A Incrível História de Henry Sugar”, de Wes Anderson