Atenção, Ponte de Lima! Amanhã começam as Feiras Novas, vão até à próxima segunda feira, 9 de setembro, com muitas atividades e espetáculos. Amanhã a inauguração faz-se com arruada de concertinas às nove e um quarto da noite, à volta do monumento ao tocador de Concertina, e a iluminação será aberta às dez e meia com música e animação pela noite dentro. Na quinta feira há música a partir das nove com bandas de várias cidades. E há muito a acontecer até dia 9 em Ponte de Lima. A programação completa está em feirasnovas.pt
Para os lados de Famalicão, já está a decorrer, desde dia 30, a 39.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia. Vai até 8 de setembro na Praça Mouzinho de Albuquerque a trazer “os sabores e os saberes mais típicos do nosso país”, de acordo com a organização. Há restauração e artesanato e produtos regionais, com muita música também! Hoje às dez com Plutonio, amanhã às nove com o 11.º Festival de Fado de Famalicão e Pedro Moutinho, na quinta feira com Carolina Ceia e António Zambujo às nove e às dez respetivamente… e há muito, muito mais até domingo. A parte do artesanato e dos produtos regionais pode ser visitada de hoje a quinta das seis à meia noite, sexta até mais tarde, à uma da manhã, sábado das três à uma e domingo fecha uma hora mais cedo, à meia noite. Saibam mais em famalicao.pt
Agora um museu especial em Silves que vale a pena visitar. É a Casa Museu João de Deus. Talvez algumas pessoas se lembrem deste nome por causa da “Cartilha Maternal”. João de Deus foi o autor desse livro publicado em 1876 que ajudou muitas gerações de crianças a aprenderem a ler. Nesta Casa Museu podem ficar a conhecer melhor a história de João de Deus, de acordo com a organização “numa tripla perspetiva – como Homem, como Poeta e como Pedagogo”. Eu fui lá há uns anos e surpreendeu-me, vale a pena se estiverem por Silves. A Casa Museu João de Deus está com horário de verão até 30 de setembro, está aberta e segunda a sexta das dez à uma e das duas às seis. Mais em cm-silves.pt.
“Deadpool e Wolverine” tem triunfado nas bilheteiras, é o filme que junta o super herói desbocado e o x-men numa aventura com muitas piadas e nada aconselhada aos mais novos. Amanhã às oito e meia, há oportunidade de ver o filme em Alcobaça, no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro, às oito e meia da noite. E na sexta as peripécias de Deadpool e Wolverine entre multiversos poderão ser vistas em Elvas, às nove e meia, no Auditório São Mateus.
Já para hoje e amanhã há sessões do filme “A Quimera”, o mais recente realizado por Alice Rohrwacher, um filme com várias personagens entre vários sonhos, desejos e mitos, com um grupo de arqueólogos e a ambição em obter certos artefactos históricos a fazerem parte da narrativa. JoshO’Connor protagoniza, Isabella Rosselini faz uma participação especial. “A Quimera” poderá ser vista hoje em Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida, com duas sessões: às seis e às nove e meia, e amanhã em Almada, às nove, no Auditório Fernando Lopes Graça.