Há dois anos e meio, a banda desenhada encontrou morada na rádio pública. “Pranchas e Balões”, o programa de Rui Alves de Sousa que acompanha os lançamentos nacionais e internacionais, alcança o centésimo episódio. “O mundo da [BD] é grande. Há muita coisa para descobrir todas as semanas”, diz o autor do formato, que em 100 episódios é já um arquivo de conversas, análises e entrevistas sobre este universo.
O episódio desta semana propõe uma conversa com Iolanda Ferreira, coordenadora da atualidade jovem (linear e digital) da RTP, e Sandy Gageiro, jornalista da rádio pública e apresentadora de “Lilliput”, programa da Antena 2 sobre a literatura infanto-juvenil.
Para quem só agora descobriu “Pranchas e Balões”, Rui Alves de Sousa propõe ainda mais dois episódios para entrar neste mundo ilustrado e expansivo. Quinzenalmente, o apresentador recebe Luís Bernardino, do Central Comics (o mais antigo site de banda desenhada ainda em atividade em Portugal), para discutir as novidades no mundo editorial da banda desenhada.
Outro episódio destacado por Rui Alves de Sousa prende-se com uma conversa sobre “Einstein, Eddington e o Eclipse – Impressões de Viagem”, com as autoras Ana Simões e Ana Matilde Sousa (também conhecida por Hetamoé), a propósito da sua reedição ampliada pela editora Chili com Carne. Uma banda desenhada sobre o histórico eclipse solar de 1919 na ilha do Príncipe.