Papel, e-books, audiolivros, romance, ficção científica, ficção literária… As escolhas no mundo literário são infinitas. A jornalista Cláudia Godinho propõe, por isso, um novo podcast onde os protagonistas são, precisamente, os livros e os seus leitores.
“Conversas para Ler” é motivado pelo aumento da venda de livros, principalmente por causa de um público mais jovem. Mas de que livros vamos falar? “Todos!”, diz-nos Cláudia Godinho: “há espaço para José Saramago e Sally Rooney, Jon Fosse e Emily Henry, Eça de Queiroz e Joana Bértholo”, já que a jornalista é, também, uma leitora eclética. Gosta “dos autores portugueses clássicos aos jovens emergentes” e não deixa de fora um bom romance.
Denota que os livros digitais foram um grande impulsionador pelo fulgor reencontrado por vários leitores (que, no entanto, não preterem o papel e o cheiro tão característico das livrarias). Os leitores serão, afinal, os principais convidados deste novo podcast. “Podem ser escritores, mas também apenas fãs de livros” para lhes descobrirmos os gostos e de como surge o gosto pela leitura nas suas vidas.
A primeira convidada cabe, portanto, perfeitamente nestes moldes. Para além das suas ávidas leituras (que documenta num blog e nas suas redes sociais), Rita da Nova é também escritora, e vai a caminho do seu terceiro romance. “Quando os Rios Se Cruzam” e “As Coisas que Faltam” são os dois livros que já estão publicados. Faz parte do Clube das Mulheres Escritoras e, a meias com Joana da Silva, encabeça o podcast “Livra-te”.

Rita da Nova é a primeira convidada do “Conversas para Ler”
O primeiro episódio de “Conversas para Ler” já está disponível e pode ouvi-lo aqui: