1.
Na próxima semana será outra vez 25 de Abril.
E cinquenta e um anos depois o mundo sopra carregado de passado, sopra em direção a campos de terra batida onde as madrugadas são frias e os nossos filhos podem outra vez ser chamados para a guerra.
Parece impossível que tenhamos chegado a esta encruzilhada de bruxas e feiticeiros de enxofre – se fecharmos os olhos e nos concentrarmos nas noites escuras conseguimos escutar com nitidez os tambores nas fronteiras.
2.
Na próxima semana será outra vez Abril, mas já quase ninguém se lembra que homens de gabardine nos entravam a meio da noite pela porta dentro à caça da liberdade.
Não falo apenas de Portugal.
Falo de tantos outros lugares em que pessoas iguais a nós caminham sem destino e sem cama, comida e roupa lavada.
Gente como nós que é torturada, morta ou enterrada viva apenas por estar no lugar errado ou por defender uma opinião contrária à do poder…
… qualquer que ele seja.
3.
Para a semana voltaremos a falar em cravos, mas os cravos já não cheiram a cravos e os jacarandás estão a ser retirados do chão para que mais carros se arrumem em parques de estacionamento.
Festejamos o 25 de Abril, mas tenho medo de tornar a ser acordado a meio da noite ou que os meus filhos sejam obrigados a vestir botas de lama e a usar granadas de mão.
Voltaremos a falar de Salgueiro Maia, mas a esquerda deixou de sonhar ou está entretida no que não é o mais importante, ou obcecada em confundir-se com os que proíbem, com os que são ressentidos, com os que preferem o ódio e o cancelamento dos que não pensam igual.
4.
No dia da liberdade eu tinha três anos.
Gostava nessa infância perdida de comer bananinha esmagada com bolacha Maria e de passear com a minha mão na da minha mãe.
Tenho saudades do futuro.
Mais saudades do que alguma vez tive.
Já não posso passear com a minha mãe, mas amanhã esmagarei a bolacha e a banana e peço-te que o faças também.
Que regresses à infância para que depois nos seja possível reencontrar o caminho da esperança.
Disponível posteriormente em Spotify, Apple Podcasts, YouTube e RTP Play.