Há quem diga que a Terra Média não existe verdadeiramente. Que é uma ilusão, um conjunto de sombras numa caverna, uma alucinação coletiva numa noite de luar. Há quem olhe para a Terra Mágica como uma fábrica de sonhos, uma bola de cristal ou um labirinto de espelhos… Mas nada disto demove os peregrinos.
Esta semana: o século chinês afirma-se em todo o seu esplendor, com símbolos como o Labubu, um simples boneco com ar de monstrinho que se tornou um verdadeiro ícone no Tik Tok em todo o mundo.
Entretanto, os blogues estão de volta. Muitos estão fartos da histeria e do metralhar de curtos textos agressivos e inconsistentes que dominam as redes sociais. Tal como a Slow Food, o discurso mais extenso e os textos mais maturados deixaram saudades. Encontramo-los nos blogues que agora renascem na plataforma Substack, um gigante até aqui adormecido.
O puritanismo MAGA continua a impor-se nos EUA. Surge agora o projeto de Lei da Obscenidade, que visa defini-la legalmente, restringir conteúdos e, receia-se, permitir futuros grandes abusos.
E claro, temos várias recomendações e… um nerd da tecnologia que quer ser nosso coach.
Recomendações:
“The House of My Mother”, da Shari Franke, sobre como os filhos das “mommy bloggers” começam a ter idade para se rebelarem contra a forma como eram tratados quando as câmaras deixavam de rolar.
A quarta temporada de “Love, Death + Robots”, disponível na Netflix.