Canção faz parte do seu próximo álbum, "Perfil", com data de edição prevista para 2022
Amapola, que já se encontra disponível nas plataformas digitais, é o primeiro single do nono álbum de Dulce Pontes, a ser lançado em fevereiro de 2022. Pela primeira vez, a canção tradicional dos anos 1920, Amapola (José María Lacalle García), é interpretada inteiramente em português, com uma deslumbrante adaptação por Dulce Pontes.
A artista explica a génese desta canção: “Amapola exprime-se como representação metafórica dentro num contexto teatral/coreográfico/musical, de todxs aquelxs que, de alguma forma, continuam a precisar de lutar, para poder desatar as amarras que os impedem de Ser o tal ‘poeta à solta’, segundo Agostinho da Silva.
Que jamais se pague a liberdade. Muito menos com a própria vida.”
Filipe Correia dos Santos, recentemente nomeado para os Grammys Latinos, realizou o vídeo oficial, no qual Dulce Pontes mostra a sua vulnerabilidade e versatilidade enquanto intérprete e bailarina. No vídeo, está representada a noção de superação e libertação, de uma chamada de atenção para a arte, conhecimento e liberdade, sem limites e preconceitos.
PERFIL, a ser lançado via Universal Music Portugal e a prestigiada editora internacional Decca Records, inaugura um recomeço na discografia de Dulce Pontes, com a artista a regressar às suas raízes, aos artistas e histórias que a inspiram, transversais a todas as gerações.
Digressão europeia:
- 21 novembro 2021 – Eindhoven, Países Baixos
- 22 novembro 2021 – Utrecht, Países Baixos
- 24 novembro 2021 – Amesterdão, Países Baixos
- 26 novembro 2021 – Luxemburgo
- 28 novembro 2021 – Valladolid, Espanha
- 18 dezembro 2021 – Vigo, Espanha
- 6 fevereiro 2022 – Herleen, Países Baixos
- 7 fevereiro 2022 – Basel, Stadtcaino
- 9 novembro 2022 – Londres, Cadogan
- 10 novembro 2022 – Paris, La Cigale
- 12 novembro 2022 – Bruxelas, La Madeleine
Sobre Dulce Pontes:
Dulce Pontes é incontornavelmente uma das melhores vozes do panorama musical português, destacando-se pela versatilidade da sua voz e pela emoção que transmite em cada canção que interpreta. É, por isso, com grande orgulho que anunciamos que a artista está de regresso à Universal Music Portugal para um novo projeto discográfico, a ser lançado em 2022. Um regresso 18 anos depois de ter editado pela Universal Music Portugal o disco Focus, de 2003.
Dulce Pontes é ainda hoje uma das artistas mais internacionais de Portugal. Ao longo da sua carreira soube cruzar fronteiras de diversos géneros musicais, em colaborações com artistas internacionais como Andrea Bocelli (O Mar e Tu, um dueto cantado em português por Dulce Pontes e em napolitano por Bocelli, no álbum Sogno, de 1999), Ennio Morricone (com quem também atuou ao vivo, em digressão), Cesária Évora, Caetano Veloso, Marisa Monte, Estrella Morente, Carlos Núñez, Giorgos Dalaras, Stefanos Korkolis, Waldemar Bastos ou Eleftheria Arvanitaki.
Também já atuou em salas de renome mundial como o Royal Albert Hall, em Londres, o Carnegie Hall, em Nova Iorque, a Arena de Verona, o Auditorium Parco della Musica, em Roma, o Palácio Mazda de Milão, o Palácio de Congresso de Paris ou o Fórum Internacional de Tóquio. A cantora chegou ainda a atuar ao lado de José Carreras na abertura oficial da eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo, tendo interpretado juntos o tema One World, da sua autoria.
A Universal Music Portugal irá não só editar o novo álbum da artista, como terá representação exclusiva em Portugal para concertos, em parceria com a agência de management, Doctor Zhivago.
Dulce Ponte desafiou o reconhecido músico cubano Yelsy Heredia, um dos contrabaixistas mais prestigiosos da atualidade, nomeado para um Grammy Latino, para a coprodução, lado a lado, deste novo projeto, que se revela um trabalho de grande versatilidade e com uma marca visivelmente contemporânea. Este será o seu primeiro álbum em quatro anos, desde Peregrinação, editado em 2017.