O novo podcast da Antena 1, “Eu, Bombeiro” traz testemunhos na primeira pessoa sobre quem dedica a vida a esta atividade. As dificuldades, os sacrifícios, as alegrias e recompensas de quem é bombeiro. São seis episódios com pessoas que desempenham esta atividade, profissionais e voluntários, homens e mulheres, de norte a sul do país. Cada episódio dá voz aos anseios, angústias, motivações e paixão de um bombeiro. Cada programa resulta da entrevista de um jornalista diferente.
Trata-se de uma ideia do jornalista Miguel Soares que também produz e coordena este novo podcast semanal. O primeiro episódio estreia já no próximo dia 25 de Julho e dá voz ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia, Bruno Almeida, de 43 anos: “Quando vemos pessoas publicitar lemas como ‘sabemos que vamos, não sabemos se voltamos’ isso é a maior treta que pode existir. Primeiro está a vida humana”, diz Bruno Almeida ao microfone da jornalista Diana Craveiro.

Bruno Almeida
Mas também há testemunhos de bombeiras, por exemplo o de Sandra Cristino, entrevistada por Tatiana Felício, que aos 37 anos lamenta que “nesta profissão” ainda haja “um bocadinho de machismo, do género: “Ah, são mulheres, não têm tanta força, não conseguem tanto”… É verdade, não temos tanta força, mas conseguimos fazer exatamente o que eles conseguem!” – remata a bombeira de São Brás de Alportel.