A festa do Cinema Italiano tem apoio da Antena1!
Fique atento às emissões da Antena 1 e ganhe entradas para alguns dos filmes presentes nesta edição:
VIVA A LIBERDADE, sessão de abertura, quinta, 10 abril, cinema São
Jorge, 21h30
Genial paródia sobre o mundo da política italiana, Viva a
Liberdade é protagonizado pelo hilariante Toni Servillo, protagonista também
de A Grande Beleza.
L’INTREPIDO, domingo, 13 abril, cinema São Jorge, 21h30
Filme sobre a precaridade laboral. Um desempregado substituiu por
umas horas alguém que se ausentou do trabalho, mas que não pode ser descoberto.
SESSÃO ESPECIAL O ÚLTIMO IMPERADOR, sexta, 18 abril, cinema São
Jorge, 15h30
Projeção de uma obra essencial de Bernardo Bertolluci.
O CAPITAL HUMANO, sessão de encerramento, sexta, 18 abril, cinema
São Jorge, 21h30
Várias histórias de vida sobre a miséria e o esplendor de uma
província do Norte de Itália.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com a o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal.
Criado em 2008, o 8 ½ é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objectivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.
A Festa do Cinema Italiano regressa em 2014, de Abril a Maio, para celebrar a sua 7ª edição com o objetivo de trazer a Portugal uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas, sob o tema Família Italiana – La Famiglia, mote para a imagem deste ano, que remete para o ambiente familiar da década de cinquenta e que é protagonizada por membros da Comunidade Italiana em Lisboa, do Instituto Italiano de Cultura e da própria equipa do festival.
Numa edição em que o festival volta a passar pelo Cinema São Jorge, o cartaz apresenta uma mostra das melhores longas-metragens produzidas ao longo da última temporada em Itália.
Como de costume, há a secção Competitiva que contará com sete filmes, todos primeiras ou segundas obras de novos autores italianos que concorrem ao Prémio Melhor Filme, atribuído pelo júri do festival. À semelhança do que aconteceu na passada edição, os espetadores do 8 ½ têm uma palavra a dizer, através do prémio atribuído pelo público aos filmes da secção Competitiva, que este ano têm pela primeira vez o patrocínio da TVCine & Séries tornando-se no Prémio Canais TVCINE. Mantém-se também a secção Panorama, onde são apresentadas as mais recentes longas-metragens dos mais conceituados realizadores italianos.
A secção Amarcord regressa à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema com uma retrospetiva inédita dedicada a Mario Bava, autor emblemático da história do Cinema Italiano e internacional, em ocasião do centenário do seu nascimento.
As grandes novidades deste ano são duas parcerias de que o festival muito se orgulha, a primeira com o Giffoni Film Festival – o mais importante evento dedicado ao cinema para infância a nível mundial – e a segunda com Le Giornate del Cinema Muto di Pordenone, uma referência incontornável no panorama internacional para quem se interessa pelo cinema mudo. Teremos também a projeção do filme Indebito, um documentário protagonizado e realizado pelo músico Vinicio Capossela em conjunto com o documentarista Andrea Segre: uma viagem musical e visual pela Grécia contemporânea atingida pela crise económica e onde Capossela encontra os intérpretes do tradicional blues helénico, o Rebetiko.
Nesta edição, o 8 ½ dá ainda maior espaço a um dos aspetos mais amados da cultura italiana, ampliando as suas secções dedicadas à gastronomia, através da criação da Rota dos Sabores – Porções de Itália, roteiro que engloba os melhores restaurantes italianos em Lisboa e onde o público de 8 ½ vai poder usufruir de inesquecíveis momentos de degustação, com direito a descontos.
O 8 ½ volta a estar presente em todo o território nacional, nas cidades que tão bem o têm acolhido nos últimos anos: Coimbra, Porto, Funchal e Loulé. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos, voltando a marcar presença em Luanda, em Junho, e seguindo para novos destinos além-mar a anunciar em breve.
Como já é hábito, a Festa do Cinema Italiano é caracterizada por uma série de eventos paralelos –Dopo le 8 ½,– onde se incluem encontros, concertos, festas e o já imprescindível Cine-jantar, com toda alegria que desde sempre os caracteriza.
A Festa não seria uma festa sem o apoio do seu patrocinador principal TopAtlântico, que este ano embarca pela primeira vez nesta aventura cinematográfica connosco e que muito nos orgulha com o seu apoio.
8 ½ Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e é uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge.