Portugal associa-se às comemorações internacionais do mês das doenças de sangue com várias iniciativas para sensibilizar para estes problemas e lança um programa de reabilitação física especificamente desenvolvido para doentes oncológicos.
Promovido em parceria com a Porto Lazer, o programa lançado pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) conta com aulas de recuperação que pretendem combater a perda de massa muscular dos doentes após os tratamentos.
O programa continua dia 20 de setembro no Porto, com o encontro "Doenças onco-hematológicas – Um desafio para a comunidade", e a 26 de setembro, com uma caminhada em Viana do Castelo.
CAMPANHA BOLAS DE SABÃO
Esta iniciativa da APCL pretende alertar os portugueses para uma doença que atinge, a cada ano, 1.700 pessoas: A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), com o apoio da Roche e participação da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) e da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), lança no dia Mundial do Linfoma (15 de setembro), uma campanha de sensibilização que desafia os portugueses a fazerem bolas de sabão para mostrarem a sua solidariedade para com todos os doentes que estão a lutar contra esta patologia. A mensagem de sensibilização será também levada às ruas de Lisboa por um grupo de voluntários que, num autocarro, percorrerá a cidade distribuindo folhetos informativos sobre a doença e oferecendo tubos de bolas de sabão à população. As pessoas serão convidadas a associarem-se à iniciativa, cobrindo o céu com bolas de sabão, como forma de sensibilização e alerta para o linfoma.
Um estudo realizado no ano passado em Portugal mostra que apenas 5% da população considera estar bem informada sobre o linfoma, pelo que é fundamental sensibilizar e esclarecer sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos.
Esta doença atinge, todos os anos, cerca de 1.700 pessoas no nosso país.