O seu percurso profissional e criativo é caracterizado por uma variedade de interesses. Para além da centralidade dos estudos clássicos, Frederico Lourenço acompanha ainda áreas como a música, o romance, a poesia, o teatro, o ensaio, os estudos bizantinos ou a germanística.
Multimédia:
Prémio Pessoa:
António Ramos Rosa, Maria João Pires, António e Hanna Damásio, João Lobo Antunes, Eduardo Souto Moura, José Joaquim Gomes Canotilho, Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota são alguns dos vencedores deste prémio criado pelo jornal Expresso em 1987.
Com um valor monetário de 60 mil euros, o Prémio distingue uma personalidade que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica" no país.
Segundo o site do Prémio, "O Prémio Pessoa pretende ir contra a corrente de uma velha tradição nacional, segundo a qual o reconhecimento da importância da obra de algumas pessoas só foi verdadeiramente feito postumamente – tendo sido esse, precisamente, o caso de Fernando Pessoa – pelo que este Prémio não poderá ser concedido a título póstumo."