Após o seu concerto de estreia, que esgotou o pequeno auditório do CCB na apresentação do seu primeiro disco, o jovem guitarrista Gaspar apresenta dia 14 de Março no Lux Frágil um espetáculo mais aberto a novos entrosamentos musicais.
Acompanhado por Francisco Gaspar no contrabaixo e baixo e por André Ramos na viola de fado, Gaspar terá no seu alinhamento um conjunto de guitarradas da sua preferência e, entre algumas surpresas, haverá uma abordagem mais jazzística a alguns temas coimbrãos com o seu convidado, o saxofonista Ricardo Toscano.
Lançou o seu primeiro disco, homónimo, pela label do Museu do Fado, em novembro passado.
Concerto produzido pelo Museu do Fado.
Gaspar é bisneto de Celeste Rodrigues e quis desde muito pequeno aprender a tocar guitarra portuguesa para poder acompanhar a sua bisavó. Concretizou este sonho quando tinha sete anos de idade, na Gala da Rádio Amália, pela mão do seu Mestre e Professor, o guitarrista Paulo Parreira. Depois disso acompanhou Celeste Rodrigues em diversas ocasiões. Tem como principais referências os Mestres Artur Paredes, Carlos Paredes e Jaime Santos. Para além do seu Mestre, Gaspar tem tido a sorte de ser acarinhado por vários músicos e fadistas, nomeadamente o guitarrista Pedro de Castro, que gentilmente o tem incentivado a tocar ocasionalmente na sua casa de fados, a Mesa de Frades, em Alfama. Gaspar é o mais novo guitarrista a apresentar um concerto em nome próprio no ciclo Há Fado no Cais. Com apenas 15 anos e no ano em que edita o seu primeiro trabalho discográfico, apresentará um conjunto de guitarradas e alguns fados da sua preferência, neste que se espera o primeiro concerto de uma longa carreira.