Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de “Terra Média”: Os velhos novos media
Os velhos novos media
Antena 1 20 out, 2025, 19:07

“Terra Média”: Os velhos novos media

A nova direção de informação da CBS é dos novos media. A publicidade sucumbe às técnicas dos velhos media. São os velhos novos media.

Imagem de “Terra Média”: Os velhos novos media
Antena 1 20 out, 2025, 19:07

“Terra Média”: Os velhos novos media

A nova direção de informação da CBS é dos novos media. A publicidade sucumbe às técnicas dos velhos media. São os velhos novos media.

Imagem de

Mais Episódios

Os meios tradicionais estão a converter-se ao estilo dos novos meios? Na Terra Média, achamos que sim, e nem a informação parece permancer incólume.

Foi vez da CBS, casa do mítico 60 Minutes, que decidiu ir buscar a sua nova diretora de informação à cultura online. Bari Weiss, 41 anos, tornou-se conhecida quando saiu do New York Times, acusando o jornal e colegas de discriminar os cronistas mais conservadores. Transformou-se numa ativista contra a cultura “woke” e de cancelamento, participou em podcasts e programas de TV e fundou The Free Press, inicialmente da plataforma Substack que, entretanto, transformou-se num meio de comunicação “alternativo”.

Ora, no ambiente do mais recente conglomerado formado pela Paramount e a Skydance Corportation — fusão que requereu o aval de Trump e custou milhões de dólares num acordo extrajudicial) —, comandada por David Ellison, a escolha de Bari Weiss para a direção de informação da CBS sugere uma mudança profunda no canal e espelha o desejo dos magnatas dos media em agradar o presidente norte-americano.

Marcas a criar os seus próprios programas de TV? Temos

Falamos, muitas vezes, sobre o domínio das redes sociais e dos novos media sobre os formatos mais clássicos nos últimos anos. No entanto, a sensação que temos é que estes meios ainda não se comparam ao prestígio cultural de um grande filme ou sério.

Por isso, as marcas estão, cada vez mais, a produzir os seus próprios conteúdos como forma mais inteligente de marketing.

Embora já existam exemplos (como The Hire, uma série de 8 curtas-metragens produzidas pela BMW, ou o filme The Beauty Inside, da Intel), há provas de que esta tendência só vai aumentar.

Um artigo da Business Fashion de 12 de setembro argumenta que o storytelling tende a aproximar o público do que as marcas pretendem vender, acrescendo a este facto a questão transversal às gerações de que quanto mais óbvio é o product placement, menos interessados parecemos estar em comprar.

Há, inclusivamente, novos conteúdos que fazem duvidar se se trata de publicidade: A Duolingo, plataforma de aprendizagem de línguas, lançou uma série de anime japonesa, The Final Test, do estúdio de séries como Big Mouth ou Star Trek: The Lower Decks.

Em junho deste ano, Michael Sugar, produtor de Hollywood (O Caso Spotlight, Beleza Colateral, The Knick) lançou o Sugar23, estúdio especializado em trabalhos para marcas, intengrando-os em séries ou criando novas especialmente focadas no produto, como explica nesta entrevista a McKinsey & Company.

Recomendações

O Francisco Merino recomenda o podcast “Music, Money & Mayhem”, produção da Novel para a BBC sobre a ascensão e queda da EMI.

A Kenia Nunes recomenda a leitura do artigo do Hindustan Times sobre o porquê do filme Snake Eyes, de Brian De Palma estar viral; e do Notícias ao Minuto sobre a nova plataforma da OpenAI, Sora.

O Álvaro Costa recomenda um vídeo com o data reporter do Financial Times, que responde à questão “Será o TikTok responsável por virar jovens à direita?”; e a série American Conspiracy: the Octopus Murders.

Terra Média

Pode também gostar

Imagem de Bowie 75

Bowie 75

Imagem de Passos Coelho – António Costa

Passos Coelho – António Costa

Imagem de Faz 40 anos a primeira grande visão pop de Prince

Faz 40 anos a primeira grande visão pop de Prince

Imagem de Nancy Vieira no Viva a Música

Nancy Vieira no Viva a Música

Imagem de Dia Internacional dos Museus

Dia Internacional dos Museus

Imagem de David Ferreira a contar…consigo

David Ferreira a contar…consigo

Imagem de Revelados os 20 autores do Festival da Canção 2023

Revelados os 20 autores do Festival da Canção 2023

Imagem de Os Vocalistas no “Viva a Música”

Os Vocalistas no “Viva a Música”

Imagem de Pedro Abrunhosa na Antena 1

Pedro Abrunhosa na Antena 1

Imagem de Terra Média: Especial Eleições Americanas

Terra Média: Especial Eleições Americanas

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025