Decorre
de 04 a 10 de Agosto na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, sob a
temática "Raízes".
O
seu formato constrói-se à semelhança de 2013, com um extenso leque de
atividades que vão de bailes a oficinas, passando por concertos, passeios,
gastronomia, conversas, instalações artísticas, cinema. Transversalmente a
todas as atividades encontram-se as ideias criativas para um mundo que se quer
melhor.
A partir de dia 4 de agosto, Ana Sofia Carvalheda vai estar aqui em direto na Antena3 , ao final da tarde para nos contar tudo sobre o Festival Andanças que tem o apoio da Antena3.
Ana Sofia Carvalheda antecipa o que por lá se pode ouvir, dançar, e aprender.
Ouça também em direto na antena 1 a reportagem de Ana Sofia Carvalhêda de 4 a 6 de agosto às 17:40 e 19:40.
Conheça o programa deste ano!
O Andanças é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.
No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes: este é o resultado das sinergias que se geram entre cidadãos do mundo, ávidos de partilhar saberes. Desde as danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do Poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, etc.
Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónimo de identidade e muitas vezes da sua sobrevivência.
Desde 1996 que o Andanças reúne anualmente pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, constituindo uma alternativa aos outros festivais de Verão.
É um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.
O Festival que já aconteceu em Évora, Fraguinha – Serra da Gralheira, Carvalhais – S. Pedro do Sul e Celorico da Beira, em 2013 fixa-se na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.
Em 2014, o novo ciclo consolida-se e o Andanças, já maior, prima pelo conforto e o bem estar oferecido aos participantes. Limita-se o número de participantes, adequa-se a programação à nova escala do Festival, na certeza de que o Andanças será um espaço de conforto, aprendizagem, partilha e diversão para todos.