Para assinalar 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa, é
editado dia 14 de Maio o livro/disco Os Mensageiros.
Oiça a reportagem de Ana Sofia Carvalhêda.
*****
Com o apoio da Casa Fernando Pessoa numa edição comemorativa dos 125 anos do nascimento do poeta (que se celebram em 2013) é editado dia 14 de Maio,
"Os Mensageiros – Antologia de Fernando Pessoa", um livro com oferta de CD com 9 canções e 5 poemas musicados com interpretações de vários artistas.
Alinhamento:
1. Para ser grande, sê inteiro com Ruy de Carvalho e Ana Brissos – 1:13
2. Às vezes em sonho triste com Dulce Pontes – 4:10
3. Estendo os braços para ti… com Ana Laíns – 2:49
4. A tua voz fala amorosa com Débora Rodrigues – 4:54
5. Ó Maria dos Prazeres com Fernanda Porto – 3:01
6. Eros e Psique com Ruy de Carvalho – 2:26
7. O amor, quando se revela com Ângela Maria – 4:21
8. Lisbon revisited com Joaquim de Almeida – 2:38
9. Cansa sentir quando se pensa com Débora Rodrigues – 3:05
10. Segue o teu destino com Ângela Maria – 3:20
11. O Quinto Império com Joaquim de Almeida – 2:16
12. Não sei quantas almas tenho com Ana Laíns – 2:26
13. Iniciação com Oswaldo Montenegro – 3:20
14. Antologia com Lia Lobato Lopes – 3:02
Nas fotos: Dulce Pontes, Oswaldo Montenegro, Fernanda Porto,
Luís Filipe Sarmento, Ana Brissos, Ruy de Carvalho, Lia Lobato Lopes,
Ângela Maria, Débora Rodrigues, Joaquim de Almeida e Ana Laíns.
*****
Os Mensageiros – Antologia de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e morre na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935. Foi uma das mais brilhantes figuras da cultura portuguesa de sempre, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal. Correspondente comercial de profissão – foi também empresário, editor, crítico literário, ativista político, jornalista, inventor, publicitário, revelando também um grande interesse pela medicina, esoterismo e astrologia. Pessoa considerava a escrita vocação e não profissão "Ser poeta não é uma ambição minha, é a minha maneira de estar sozinho." Uma das suas principais caraterísticas foi a capacidade de criar múltiplas personagens conhecendo-se setenta e duas, entre heterónimos e pseudónimos.
Sob a égide dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa e com o apoio da Casa Fernando Pessoa, a SevenMuses MusicBooks apresenta em livro e em disco a obra original Os Mensageiros, Antologia de Fernando Pessoa.
Esta antologia reúne prestigiados artistas portugueses e brasileiros de vários quadrantes da cultura lusófona como a música, o cinema, o teatro ou a literatura.
A introdução e antologia poética são de Luís Filipe Sarmento que explana o neopaganismo do escritor em "Ser tudo de todas as maneiras" e revisita o essencial da obra poética do ortónimo Fernando Pessoa e dos heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Esta edição especial tem a oferta de um CD com música original, cujo desafio foi abraçar a multiplicidade do poeta numa viagem entre a intimidade e a universalidade.
Este álbum constituiu um desafio verdadeiramente apaixonante, atendendo à ousadia de musicar poesia de Fernando Pessoa. No que concerne o repertório, partimos com uma seleção alargada de músicas que foi sofrendo alterações, assim como os próprios arranjos até chegarmos ao alinhamento final.
Partindo da seleção poética de Luís Filipe Sarmento e com inspiração na poesia de Fernando Pessoa foram criadas 14 composições por vários autores como Samuel Lopes, Tiago Machado, João Lopes, Beto Betuk, Ruben Alves, Paulo Loureiro e dos próprios interpretes Oswaldo Montenegro e Fernanda Porto.
O resultado culminou em 9 canções que são interpretadas por vários artistas da música popular portuguesa e do fado como Dulce Pontes, Ana Laíns ou Débora Rodrigues, da música popular brasileira como Oswaldo Montenegro e Fernanda Porto e também do jazz com Ângela Maria que faz aqui a sua estreia. Para tornar esta obra sonora tão transversal quanto possível, temos ainda 5 poemas musicados e para declamar convidámos atores com uma capacidade interpretativa muito especial e de expressão universal como Joaquim de Almeida ou Ruy de Carvalho. Ainda na declamação e numa antologia de citações do poeta, ousámos dar voz a Lia Lobato Lopes, uma menina de 11 anos que tem em si todos os sonhos do mundo.
Este disco conta ainda com a participação de vários músicos que habitualmente colaboram com outros nomes maiores da música; no piano Tiago Machado, Ernesto Leite e Ruben Alves que também gravou acordeão, na guitarra portuguesa Luís Guerreiro, nas guitarras acústicas e programações Ernesto Leite, nas guitarras clássicas Samuel Lopes, na bateria e percussões Filipe Simões e Beto Betuk, no Violoncelo Tiago Vila, no baixo, contrabaixo e samples João Lopes, entre outros.
À exceção de alguns temas produzidos pelos próprios artistas, os créditos de produção dividem-se entre Ernesto Leite, Samuel Lopes e João Lopes que também masterizou este trabalho em áudio de alta definição.
As gravações foram efetuadas maioritariamente no M1 Mastering Studio em Sintra, apesar de algumas gravações terem ocorrido noutros estúdios em Portugal e no Brasil de acordo com a disponibilidade e localização dos artistas.