Emissões Especiais na Antena 1:
Dia 24 de Setembro
- 00h15 – 02h00
- 16h09 – 18h00
- 21h08 – 00h00
Dia 25 de setembro
- 00h00 – 02h00
Emissão de Edgar Canelas, Ana Sofia Carvalhêda, Noémia Gonçalves e Ana Filipa Rosa.
*****
Caixa Alfama – Aqui Mora o Fado !
Aldina Duarte, Ana Margarida, Ana Marta, António Parreira, António Pinto Basto, Artur Batalha, Bárbara Santos, Beatriz, Beatriz da Conceição, Carla Pires, Carminho, Diogo Rocha, Filipa Cardoso, Gisela João, Fábia Rebordão, Fado Nação – Maria da Nazaré e António Passão, FF Fernando Fernandes, Guilherme Banza, João Leote, Kiko, Linda Rodrigues, Lino Ramos, Luana Velasquez, Madur, Marco Oliveira, Marco Rodrigues, Margarida Ribeiro, Maria Ana Bobone, Mariana Botas, Marina Mota, Maura Airez, Miguel Ramos, João Casanova, José António, José da Câmara, José Quaresma, Paulo Parreira, Pedro Calado, Pedro Galveias, Pedro Pereira, Raquel Tavares, Rodrigo Figueira, Ricardo Parreira, Ricardo Ribeiro, Rui Vaz, Sangre Ibérico & José Gonçalez, Sara Correia, Silvino Sardo, Vânia Duarte são os nomes da 4ª edição do Festival Caixa Alfama, que acontecerá a 23 e 24 de Setembro.
CARTAZ COMPLETO
Os melhores e mais reconhecidos intérpretes do género têm passado pelos muitos palcos de Alfama. Em 2016 eles estarão no Palco Caixa junto ao rio, no Museu do Fado no seu auditório e restaurante, no Palco Casa Ermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias), na Igreja de São Miguel, no Palco Tofa (Grupo Sportivo Adicense), na Sociedade Boa União, no Centro Cultural Dr Magalhães Lima. Este ano, o Caixa Alfama conta com dois novos palcos situados no Largo da Igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano. O Fado à Janela é já tradição e acontecerá no Largo do Chafariz de Dentro e no Largo de São Miguel.
Um dos palcos da 4ª edição do Caixa Alfama já tem o seu cartaz completo. Para o Palco Casa Ermelinda Freitas, situado no típico Largo das Alcaçarias juntam-se ao já anunciado FF, José Gonçalez & Sangre Ibérico e Fábia Rebordão.
*****
Carminho começou cedo e pisou o palco do Coliseu com apenas 12 anos. Os anos passaram e transformaram a intérprete numa das representantes mais reconhecidas da nova geração do Fado, dentro e fora do país. Em 2013, entre outros galardões, recebeu o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus primeiros álbuns atingirem a marca de dupla platina. Em Novembro de 2014 lançou o terceiro LP, “Canto”, um disco que abarca alegremente Caetano Veloso (que escreveu a letra do inédito “O Sol, Eu e Tu”) e inclui dueto com Marisa Monte e participações especiais de António Serrano, Carlinhos Brown, Dadi Carvalho, Jaques Morelenbaum, Javier Limón, entre outros.
Gisela João, mulher, artista e Fadista do norte, tem um jeito ora doce, ora vulcânico, sempre impactante e envolvente de cantar. Estreou-se em 2013 com um disco que oferece contemporaneidade nos arranjos, na singular forma como os instrumentos serpenteiam, e o ressoar rouco do timbre de João, conquistando facilmente os ouvintes e conhecedores do género. Neste momento está a preparar novo disco que sairá até ao final do ano.
Raquel Tavares é um dos nomes mais reconhecidos e amados do Fado. Com uma carreira sólida, filha de Alfama, navega entre os traços mais arcaicos do Fado, sem nunca dispensar a modernidade que faz com que o género evolua. Em 2016 voltou às edições discográficas. O registo conta com a produção de Tiago Bettencourt, João Pedro Ruela e Fred.
Ricardo Ribeiro é dono de uma das vozes mais poderosas e profundas do Fado. Recebeu em Janeiro a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, juntamente com as fadistas Ana Moura, Carminho, Katia Guerreiro e o guitarrista Mário Pacheco. Ricardo Ribeiro foi também nomeado para a categoria de Melhor Artista de 2015 pela revista britânica Songlines. No ano passado, com a edição do seu quarto disco de originais, “Largo da Memória”, conquistou a crítica e o público, enchendo, entre outros espaços, dois palcos maiores, no CCB e Casa da Música.
FF estreou-se há dois anos no Fado com Saffra, um disco que mistura a música de raiz tradicional com o género mais português. Produzido por Tiago Machado (Mariza), conta com as participações especiais de Lura e de Dulce Pontes e será o mote para um concerto a não perder.
Maura Airez, é uma jovem aposta do Caixa Alfama de 2016. Com apenas com 15 anos de idade, vai espantando em muitos concursos e atuações, preparando-se para, em breve, apresentar o seu primeiro disco. Uma revelação a descobrir em setembro, no Festival.
Aldina Duarte é um nome gigante do Fado. Para além de uma voz soberba e distinta, escreve como ninguém, sendo também cantada por nomes já icónicos do Fado como Camané, Joana Amendoeira, António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Pedro Moutinho, Mariza, entre outros. Fadista residente no conhecido Sr. Vinho, Aldina leva também com frequência a sua voz além-fronteiras como uma das grandes referências nacionais. No ano passado regressou com Romance(s), um duplo CD onde se canta um romance escrito em verso por Maria do Rosário Pedreira.
Artur Batalha, fadista consagrado, está de volta ao Caixa Alfama. Ainda a televisão se fazia a duas cores, já Artur Batalha brilhava no seu estilo castiço e contagiante. Batalha, muitas vezes conhecido por “Príncipe do fado”, depois de há uns anos se ter afastado das cantorias, regressou em força para dar vida a um reportório rico e diversificado. No ano passado celebrou 50 anos de carreira.
Marco Oliveira é um dos melhores e mais importantes da sua geração. Músico e intérprete, tem dois discos no seu reportório: “Retrato” e “Amor é água que corre”. O último saiu já este ano e conta uma história de amor e os seus poemas originais encaixam de forma perfeita na obra de alguns dos mais importantes compositores da história da canção de Lisboa. Um nome que, adivinhamos, vai marcar o Caixa Alfama de 2016.
Quem regressa igualmente ao Caixa Alfama é Sara Correia. Muito jovem, tem corrido o país para cantar e encantar sempre com êxito clamoroso. Presença constante no Páteo de Alfama e Casa De Linhares, canta muitas vezes com nomes grandes como Jorge Fernando ou Maria da Nazaré. Aos 13 anos, foi vencedora da Grande Noite do Fado.
Marina Mota, conhecida atriz de televisão e do Teatro de Revista, estende desde tenra idade o seu talento artístico para o Fado. São muitos os discos que editou desde menina, fruto de um reconhecimento manifestado por nomes como Alfredo Marceneiro ou Maria da Fé. Dona de uma enorme voz, a carismática artista estreia-se em 2016 no Caixa Alfama.
O fadista e violista Marco Rodrigues é já um dos grandes nomes da nova geração do Fado. Apesar da carreira relativamente recente, lançou já uma mão cheia de edições, colaborando com nomes grandes do Fado e com outros do mundo pop, como a brasileira Maria Gadú. Em 2013 lançou “EntreTanto” registo onde Marco Rodrigues assume de forma sublinhada o seu lado autoral, responsabilizando-se pela maioria das composições e pela execução da viola de Fado. Em 2015 editou “Fados do Fado”, disco dedicado aos homens do Fado e que contém temas como "Ai Se os Meus Olhos Falassem", "Trigueirinha", "Vendaval" ou "A Rosinha dos Limões".
Cláudia Madur é o nome artístico de Cláudia Madureira. Em 2016 comemora 10 anos de carreira e, para o celebrar, edita “Madur”. O registo, ainda que com o cunho tradicional do disco de estreia, conta com autores credenciados e reconhecidos do Fado moderno como Tiago Torres de Silva ou Fernando Gomes dos Santos, e uma banda de luxo com Ângelo Freire e Guilherme Banza na guitarra, Diogo Clemente na viola de Fado, António Quintino no contrabaixo, Valter Rolo no piano e André Silva na bateria.
Beatriz é uma fadista jovem. Estreou-se o ano passado com o álbum “Fado com cores alegres”. Nele participam os músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Nélson Aleixo, na viola e Gustavo Roriz, no contrabaixo. Os 12 temas que constituem o disco de estreia correm vários estilos – desde o fado-canção, ao tradicional -, e por lá encontramos, entre outros, "Barco negro", "Foi Deus", "Estranha forma de vida" e "Maria Lisboa", do repertório de Amália Rodrigues.
João Casanova é um veterano mas ainda e sempre em forma. Não tarda faz 50 anos de carreira. Dedicado e um verdadeiro apaixonado, contabilizar os seus clássicos e aparições na rádio seria tarefa impossível.
José da Câmara tem quase 30 anos de carreira. Filho de D. Vincente da Câmara e sobrinho-neto de Maria Teresa de Noronha, tem mais de uma dezena de edições: discos em nome próprio ou colaborações que fazem do fadista um dos mais conhecidos da Canção de Lisboa.
Vânia Duarte é cantora residente na Casa de Linhares ao lado de nomes como Jorge Fernando, Fábia Rebordão ou André Baptista, o que desde logo revela a sua qualidade. Extraordinária e multifacetada intérprete, tem no Fado o seu maior amor. Tem um disco editado, “Efeito de Fado” com a produção de Custódio Castelo e estará na 4ª Edição do Caixa Alfama.
O mestre da guitarra António Parreira tem mais de 45 anos de carreira. Guitarrista, compositor e professor – pelas suas mãos já passaram várias dezenas de aprendizes de guitarra -, tocará no Caixa Alfama com o seu filho e neto, Paulo Parreira e Ricardo Parreira. Neste momento especial e singular, ecoarão muitos dos temas, originais e tradicionais, da edição deste ano “Guitarra Portuguesa por António Parreira, Paulo Parreira e Ricardo Parreira”.
Gilherme Banza é um dos mais reconhecidos guitarristas da praça. Há muito que acompanha os mais apreciados fadistas, de diferentes gerações.
Pedro Calado é eborense e dono de uma voz incrível. Há uns anos venceu o Prémio Nacional de Fado e promete fixar-se como um dos mais reconhecidos jovens Fadistas.
Kiko tem apenas 15 anos, mas as suas qualidades já são conhecidas por muitos. Em 2012 venceu, na categoria Infantil, o Grande Prémio do Fado RTP/Rádio Amália. Este ano edita disco novo que vai ter lugar de destaque no Caixa Alfama de 2016.
António Pinto Basto, um dos mais consagrados e conhecidos Fadistas portugueses, virá apresentar alguns dos seus êxitos, canções que o afamaram e que regozijarão todos os presentes.
Carla Pires é dona de uma voz única e sensual. A sua presença em palco é magnética e contagia os presentes com a forma dedicada como canta. O seu último disco, “Rota das Paixões” foi editado internacionalmente pela Harmonia Mundi e por lá, além-fronteiras, tem desfilado o seu talento.
“Fado Nação” é Portugal consagrado nas grandes vozes de Maria da Nazaré e António Passão. Dois Fadistas, dois estilos, duas vozes unidas numa viagem às raízes do Fado tradicional e musicado, onde se canta as mais belas influências do folclore, marchas e canção nacionais, numa abordagem internacional com criação musical própria. Dois nomes incontornáveis do Fado num espetáculo verdadeiramente imperdível.
Filipa Cardoso cresceu no bairro típico de Lisboa "Alto do Pina". Aos 15 anos de idade canta na “Taverna do Embuçado”, onde passou a ser presença diária, e na “Taverna d´el Rey”. Em 2004, concorre à Grande Noite do Fado, em Lisboa e vence. Depois de passar por várias casas de Fado reconhecidas, estabelece-se no elenco privativo do Sr. Vinho, de Maria da Fé. Segue-se também o Teatro de Revista. Em 2005 deve-se assinalar o lançamento, numa edição de autor, do seu primeiro CD, “Fragmento do Fado”. Em 2007, participa no Festival RTP da Canção, num dueto com Edmundo Vieira. Em 2009, lança o seu segundo álbum “Cumprir Seu Fado”, com a participação de Argentina Santos no tema "Fado da Herança".
O Palco Caixa Futuro, na Sociedade da Boa União, receberá um conjunto de novos talentos que prometem confirmar-se como nomes sólidos do Fado: Luana Velasquez, João Leote, Margarida Ribeiro, Mariana Botas, Pedro Pereira, Bárbara Santos, Rodrigo Figueira e Beatriz da Conceição. O Palco que já lançou nomes como Kiko, que acabou de editar novo álbum, promete voltar a ser um viveiro de novos talentos.
O Clube Lusitano é um espaço centenário com princípios que encaixam nas premissas do Festival. A união e a solidariedade são valores inabaláveis da associação fundada em 1905. Por lá, desde sempre, a promoção de iniciativas de cariz cultural, artístico, lúdico e desportivo. Como lugar para o Festival Caixa Alfama, receberá fadistas com viagem e obra iniciadas há muito, e outros que, com o mesmo brio e dedicação dos “mais “velhos”, procuram inscrever-se na história do Fado. Os nomes que cantarão no Clube Lusitano são José António, José Quaresma, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, Rui Vaz, Linda Rodrigues e Ana Marta, e durante os dois dias do Festival mostrarão todo o seu talento e paixão pelo Fado.
Bilhetes
Passe único – 38€ passando a 45€ nos dias do Festival
Troca obrigatória por pulseira pelo próprio nas bilheteiras do Festival / Museu do Fado.