A Casa da Arquitectura – Centro Português Arquitectura comemora, a partir do dia 17 de novembro, o seu 3º aniversário no Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos com uma programação que oferece entrada gratuita na Exposição até dia 22 de novembro e conteúdos online nas suas redes sociais.
Tendo em conta o atual estado de emergência e cumprindo as mais rigorosas medidas de segurança, a Casa estará de portas abertas com entrada gratuita entre os dias 17 e 22 de novembro com horários alargados e diferenciados.
De 17 a 20 de novembro, a Casa abre com horário alargado até às 20h00. No fim-desemana de 21 e 22 de novembro, as portas estão abertas até às 12h30, permitindo visitas à exposição sem aglomerados de pessoas.
Devido às restrições motivadas pela pandemia covid-19, as comemorações deste ano vão privilegiar também as iniciativas online para diferentes públicos, com transmissão a partir das páginas de Facebook e Youtube da Casa da Arquitectura.
Absolutamente imperdível é a conversa que, na sexta-feira, dia 20, a partir das 21h00, reúne o arquiteto Eduardo Souto de Moura, Sobrinho Simões e Artur Santos Silva, com moderação de Ricardo Jorge Pinto, para debater o tema “Da Existência”.
Este encontro, integrado no Programa Paralelo da Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” terá tradução simultânea em língua gestual portuguesa e pode ser acompanhado nas páginas de Facebook e Youtube da Casa da Arquitectura.
Em permanência nas redes sociais, estará um conjunto de pequenos filmes sobre algumas obras patentes na exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, orientadas pelo cocurador Nuno Graça Moura.
O programa online de aniversário da Casa da Arquitectura abrange ainda os mais novos, que podem aceder nas redes sociais à Oficina para Crianças e Famílias “Arquistruturas”.
Quem escolher visitar a Exposição presencialmente, pode levar para casa um kit da oficina Take-Away “Paredes Elásticas” para crianças dos 3 aos 12 anos. O kit pode ser levantado gratuitamente na Bilheteira da Casa a partir do dia 20 durante o horário de funcionamento; oferta limitada ao stock existente e no máximo de 2 kits por pessoa.
Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura, assinala que “este aniversário marcado pela pandemia assinala também um ano de boa reação da Casa da Arquitectura à adversidade, continuando a garantir o acesso à Cultura no seu espaço
físico, mas levando-a também até à casa das pessoas, através dos meios digitais e da parceria com a RTP” para a produção e exibição de um conjunto de filmes dedicados a obras e arquitetos cujo acervo se encontra ao cuidado da instituição.
“A celebração do 3º Aniversário vem dar sequência a esta estratégia. No atual contexto de emergência sanitária, decidimos estender a celebração durante uma semana e com horários alargados, fazendo uma aposta no Educativo, com a família e em casa, e nas atividades e formato digital”, conclui Nuno Sampaio.