O Cinema Nimas apresenta uma sessão especial "Cinemax no Nimas", onde são exibidas cinco curtas-metragens de Eduardo Brito.
A seguir à projeção, Tiago Alves e Lara Marques Pereira conversam com o realizador.
Eduardo Brito, fotógrafo, escritor e realizador, gosta de filmar histórias que nunca ficam fechadas e cultivar o cinema como uma linguagem misteriosa. Nas cinco curtas-metragens que realizou há um enquadramento rigoroso que decorre do seu olhar fotográfico e uma narrativa de pequeno conto que expande uma escrita delicada e sugestiva.
É um cinema de lugares, espaços, declives, casas, profundidade, fixação, com planos marcados pela arquitetura, a paisagem e as condições metereológicas.
Normalmente é nos lugares de fim de terra, onde somos levados por uma estrada sem saída, que o seu cinema começa.
Vamos à Costa da Morte (Galiza), Scrabster (Escócia), Longyearbyeen (Svalbard), São Jacinto (Portugal), Castilla La Mancha (Espanha), Pitões das Júnias (Gerês).
Neste programa iremos redescobrir «Penúmbria», «Declive», «La Ermita» e «Ursula», como quem percorre um curso narrativo que desagua em «Lethes», o seu mais recente filme. Iremos encontrá-lo no final da sessão para uma conversa sobre esta viagem com Tiago Alves e Lara Marques Pereira.