Há 31 edições que um festival de música estabelece uma ponte entre Tondela e o resto do mundo. O Tom de Festa regressa de 12 a 15 de julho para nos levar nesta volta ao mundo anual através das sonoridades de outras geografias. Desta vez visitamos a Gâmbia, Madagáscar, Gana, Espanha, Chile, Brasil e Portugal.
Ao longo de 4 dias celebramos a diversidade musical na sua plenitude, do fado à herança Afrocêntrica, passando pelo cruzamento do cancioneiro português com melodias do Brasil nordestino, por um “Eletro Pachamanico” chileno, pelo poder curativo da música de Madagáscar, pelo timbre simultaneamente estridente e melódico da Kora, Harpa Alaúde da África Ocidental, e por um espetáculo criado de raiz, em tom de homenagem, para esta edição do Tom de Festa.
Em 2023, celebramos os 90 anos de um dos grandes artistas multidisciplinares nascido em Santiago de Besteiros, concelho de Tondela: António Quadros, um dos criadores mais espantosamente ignorados da nossa cultura do século XX. Poeta, pintor, gráfico, ceramista, pedagogo, inventor, são incontáveis os domínios por onde se espalhou a sua curiosidade feroz, não dando tréguas à circunstância do existir, sempre em relação com alguém ou alguma coisa. No ato do fazer se desmultiplicava António Quadros, como que cumprindo assim, um fado, onde o ar da liberdade é o único puro. Dar tributo e ter gratidão ao seu legado humano e artístico de disponibilidade para o outro é um imperativo de preservar viva a sua obra, difundindo-a. É isso que acontecerá neste Tom de Festa.
Se em 2022 fomos nómadas, nesta edição regressamos a casa. À casa física, o Novo Ciclo Acert, mas também à casa simbólica, o local que viu nascer o nosso Trigo Limpo: Molelos, local que acolherá o primeiro dia de espetáculos, dia 12. De 13 a 15 de julho será no Novo Ciclo que música se fará ouvir, que se multiplicarão encontros com diferentes culturas, causas e expressões, mas também com os amigos e família que tornam a experiência de partilha ainda mais rica. O convite, renovado a cada ano, é para todos, vizinhos, visitantes, forasteiros, residentes… Entrem connosco nesta viagem que é o Tom de Festa!