Separados pelas águas, mas unidos pela língua, pelos costumes, pela cultura… Portugal e Galiza de mãos dadas nesta 9.° edição do festival cultural Convergências, levada a cabo pelo grupo Canto D’aqui da cidade de Braga em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, contando com o apoio do Município de Braga e da Xunta de Galicia.
Da música à dança, do teatro ao cinema, e pontuada com colóquios e momentos de tertúlia e poesia, contará com nomes como Iria Esteves, Pedro Jóia, Artur Caldeira, Quico Cadaval, Augusto Canário, entre outros. Além da cidade portuguesa de Braga, o festival distribui-se por diverrsos espaços na Galiza, entre Santiago de Compostela e o município de Ponteareas.
Este promete ser um festival enriquecedor a nível de conhecimento, com eventos de grande interesse cultural e musical, incidindo sempre na sua temática principal de evocar os nomes de José Afonso e Rosalía de Castro, e estreitando os laços que unem Portugal e Galiza, evidenciando a semelhança entre as duas culturas.
Um dos destaques é o concerto de tributo a José Afonso e Rosalía de Castro, em que o grupo Canto D’Aqui convida o guitarrista português Pedro Jóia e a cantora galega Iria Estévez. O espetáculo decorre pelas 19h00 do dia 25 de fevereiro, na semana em que passam 36 anos sobre a morte de José Afonso e o nascimento de Rosalía de Castro.