O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo está de volta para a sua 23.ª edição, entre 22 a 29 de julho de 2023 – e é um Festival Antena 1. Esta sexta-feira (14), foi desvendado o primeiro conjunto de artistas que poderemos encontrar entre os palcos de Porto Covo e Sines, incluindo a portuguesa Carminho, a brasileira Céu, a nigeriana Nneka, o espanhol Rodrigo Cuevas, e os The Selecter, grupo emblemático do revivalismo ska.
Em comunicado, a organização descreve um cartaz onde “artistas consagrados” coexistem com “artistas que estão a conquistar o seu espaço na música global”. São exemplos da primeira categoria a mexicana Lila Downs, o coletivo jamaicano Inna de Yard ou os portugueses Maria João & Carlos Bica Quarteto (que irão apresentar o disco Close to You); em complementaridade, surgem nomes emergentes como o cubano Cimafunk, nomeado para um Grammy, o franco-marroquinos Bab L’Bluz, o senegalês Lass, ou os brasileiros Gilsons.
A fechar o primeiro conjunto de confirmações para o FMM Sines 2023, há ainda os tuaregues Tinariwen, a maliana Rokia Koné, a mexicana Silvana Estrada, e a franco-venezuelana La Chica.