A segunda edição do Festival Magos da Guitarra está de regresso, depois da estreia em 2022. O Festival vai acontecer a partir de 25 de fevereiro com o concerto de pré-abertura de Pedro Andrea — o, guitarrista espanhol galardoado, que já colaborou com nomes como Carlos Santana, Luz Casal, entre outros. O Festival continua durante o mês de Março em várias localidades da região de Trás-os-Montes e Alto Douro: Mirandela, Sabrosa, Tabuaço, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Peso da Régua e Vila Pouca de Aguiar.
Vários guitarristas e formações compõem o festival. Destaques para o projeto espanhol Tanausú Luís, uma fusão do fingerstyle, um género emergente que pretende transformar um simples instrumento numa banda de rock, para o inglês Jon Gomm, que utiliza a guitarra para criar sons de bateria, linhas de baixo e melodias, ou para o brasileiro Fernando Deghi, considerado um dos mais prestigiados músicos de viola do Brasil, e uma das grandes referências no campo da composição, inovação e metodologias.
Há ainda outros nomes relevantes no cartaz. ArtDanDuo é um duo de virtuosos da guitarra clássica formado por Artur Caldeira e Daniel Paredes, mas cujo repertório abrange a música erudita ou o fado. Eduardo Trassierra, detentor dos mais importantes prémios de guitarra flamenca, apresenta uma performance repleta de musicalidade, ritmo e improvisação do mais puro jazz. Rui Fernandes Quarteto, um projeto com um formato único no mundo, junta instrumentos como o contrabaixo, o piano e a percussão à viola amarantina num quarteto formado por músicos de excelência: Rui Fernandes, Pedro Neves, Miguel Ângelo e Ricardo Coelho.
Em Trás-os-Montes e Alto Douro, conjugam-se todas as características e especificidades do novo mundo da guitarra.