Comprometendo-se com o território e as identidades locais, valorizando a manufatura e a materialidade, a Porto Design Biennale estabelece-se como um exercício de pensamento abrangente e envolvente, partindo do contexto e das dinâmicas locais para suscitar especulações e debates acerca de questões de alcance global.
A primeira edição da Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, apresentando um programa abrangente que incluiu cerca de 300 projetos e 60 eventos. A edição de 2021, realizada durante a pandemia de Covid-19, evidenciou a resiliência e capacidade de adaptação do evento, envolvendo centenas de participantes num programa diversificado e criativo, sob o tema “Alter-Realidades” e o epíteto pertinente “Desenhar o Presente”. Em 2023, o evento promete manter-se instigante e desafiadora ao reunir vozes nacionais e internacionais em torno de temas tão relevantes quanto atemporais e inovadores (no sentido mais amplo da palavra). Há algo mais original e essencial para a vida do que a Água? É a partir deste recurso natural que se pretende construir a presente edição da Biennale.
O conjunto de exposições, conferências, workshops e publicações que compõem a programação da Porto Design Biennale tem como objetivo deixar um legado contínuo de discussão e reflexão sobre o Design, enquanto disciplina de crescente protagonismo e responsabilidade na vida coletiva e na preservação ambiental. Embora concentrados em um período limitado de intensa programação, esses eventos ambicionam promover uma reflexão duradoura.