Na sequência do 81.º aniversário de Gilberto Gil, a prenda é para o público português. O músico traz a Lisboa e ao Porto a digressão Aquele Abraço Tour, comemoração dos 60 anos de carreira, com o apoio da Antena 1. Depois dos concertos no Coliseu dos Recreios a 30 e 31 de outubro, o músico sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas esta quinta-feira.
“Eu soube que a música era minha linguagem, mesmo. Que a música ia me levar a conhecer o mundo, ia me levar a outras terras. Por que eu achava que tinha a música da terra e a música do céu”, diz Gil em comunicado. Trata-se da celebração dos seus 60 anos de carreira: contando mais de 50 anos em digressões internacionais (na estrada desde 1971), o músico selecionou alguns dos “teatros de maior prestígio da Europa”, salas que fazem parte da sua história.
Na passada segunda-feira (30 outubro), Gilberto Gil esteve na reitoria da Universidade Nova de Lisboa para receber o título de doutor “honoris causa”. O título atribuído por esta instituição pública de ensino superior surge no contexto dos 50 anos da universidade e reconhece a extraordinária contribuição de músico e compositor brasileiro para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas. Veja a reportagem da Antena 1 na cerimónia, com Pedro Miguel Ribeiro: