A Gulbenkian organiza com a Embaixada de França uma noite que assinala também os 50 anos do maio de 68.
Dedicada à partilha das ideias e do pensamento, realizando-se na mesma noite, em França e no mundo (mais de 50 países participantes), esta noite das ideias é um verdadeiro convite a descobrir a atualidade de saberes, a escutar quem faz avançar as ideias em todos os domínios, e a debater os grandes desafios do nosso tempo.
Cerca de trinta intervenientes (intelectuais, investigadores, artistas), franceses e portugueses, numa sequência interrompida por conferências e performances, vão apresentar, entre as 19h00 e as 24h00, a sua interpretação sobre o tema escolhido.
A Imaginação ao poder ?
« A imaginação ao poder » : em 1968 era o slogan com que os manifestantes cobriam as paredes de Paris. Passado meio século, de que forma se reveste a aspiração à utopia? Qual o sentido deste apelo a ser-se criativo, da tecnologia à economia, da ciência ao urbanismo? Como poderão as nossas sociedades lidar com o inimaginável – degelo dos pólos, descodificação do genoma ou inteligência das máquinas? As obras de imaginação (a arte, a literatura, a ficção científica…) ajudam-nos a compreender melhor o mundo de hoje? Como explorar e relançar o poder da imaginação – do poético ao político, do científico ao artístico, do literário ao visual?
A noite das ideias através do mundo
La Nuit des idées vai reunir intervenientes – de todos os quadrantes – intelectuais, investigadores, artistas -, convidados a debater nos locais parceiros da iniciativa nos cinco continentes : de Dakar a Los Angeles, passando por Bruxelas, Buenos Aires e Katmandu, Marselha, Paris, Zurique e, obviamente Lisboa…
Descubra o programa da Noite das ideias através do mundo.