Noite Europeia dos Museus
Em 2023, a Noite Europeia dos Museus — uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França — celebra-se a 13 de maio (sábado).
Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades, incentivando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno — com o apoio da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Pode consultar a lista completa de atividades no site da DGPC, de norte a sul do país, desde entradas gratuitas a programação especial.
Na emissão de sexta-feira (12), Jorge Afonso dedicou o programa Uma Noite em Forma de Assim às iniciativas dos museus portugueses em torno da Noite Europeia dos Museus. Na RTP Play, poderá ouvir entrevistas com as seguintes personalidades da museologia nacional:
- Lurdes Craveiro, diretora do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra;
- Sandra Leandro, diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora;
- Mário Antas, diretor do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa;
- José Alberto Ribeiro, diretor do Museu do Palácio Nacional da Ajuda;
- Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.
Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para o facto de “os museus serem um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento das culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos”.
Desde essa data, ao redor do mundo, tem vindo a aumentar o número de museus que participam nestas comemorações, através da realização de múltiplas atividades dirigidas aos mais diferentes tipos de público. Em 2023, o tema destacado intitula-se Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar um conjunto de metas dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus; para 2023, as
metas selecionadas são as seguintes:
- Saúde e bem-estar globais: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social;
- Ação climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos;
- Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.