O programa "Peso da Saúde" decorre de Julho até ao fim de Agosto, de Norte a Sul de Portugal continental e Açores:
O programa "PESO DA SAÚDE" arrancou no dia 13 de julho, na praia da Torre, em Oeiras com a presença do Dr. Pedro Graça da Direção Geral da Saúde e no dia 15 na praia de Sto. Amaro com a participação da Subdiretora-Geral da Saúde, Drª. Graça Freitas.
O programa visa contribuir para a melhoria da saúde através da consciencialização da gravidade da doença obesidade e sensibilização para a prevenção e tratamento.
O programa itinerante estará presente em 21 praias do país e é dinamizado a partir de diversos espaços interativos, organizados dentro de uma tenda.
As pessoas interessadas podem participar gratuitamente percorrendo 3 etapas de atividades.
Na primeira etapa é avaliada a composição corporal através da medição de 7 parâmetros e explicada a importância do índice de massa corporal para caracterizar o peso – normal, excesso e obesidade de diferentes graus.
Na segunda etapa, com base no índice de massa corporal, é analisado o aumento do risco de outras doenças decorrentes da obesidade, como por exemplo a diabetes ou a hipertensão arterial.
É entregue a cada participante o seu relatório de risco com o objectivo de lhe facultar informação clara e útil.
Na terceira etapa, apenas destinada a pessoas com excesso de peso, e “porque somos mais sensíveis à experimentação e à vivência sensorial, o cenário de simulação permite aos participantes vivenciar 2 situações – como é viver com mais 10kg ou como é ter uma paralisia e défice visual resultante de um AVC, uma doença muito incapacitante, com grande prevalência em Portugal e elevada mortalidade” explica a Professora Ana Macedo, médica responsável da Keypoint, que desenvolveu o programa PESO DA SAÚDE.
Todo o percurso do programa é acompanhado e orientado por 3 técnicos da área da investigação em saúde e inclui um questionário confidencial sobre a percepção do “peso do peso” nas várias vertentes do dia-a-dia. O programa PESO DA SAÚDE é uma ação de educação para a saúde que visa ajudar a compreender a obesidade como uma doença em si mesmo, que não sendo tratada pode desencadear várias outras doenças graves, aumenta o risco de vida e reduz drasticamente a qualidade de vida. No início de Setembro é apresentado em Lisboa o relatório resultante dos dados obtidos ao longo dos dois meses do programa "PESO DA SAÚDE".
Lembre-se:
- A obesidade é uma doença e não uma opção ou descuido.
- A obesidade reduz 9 anos na esperança média de vida das mulheres e 12 anos no caso dos homens.
A Dra. Ana Macedo, autora do Programa "Peso na Saúde" será em breve entrevistada na Antena 1.