Conhecida pelo seu belíssimo timbre, pela voz profunda, pela enorme versatilidade e capacidade de expressão e pelas fortes atuações ao vivo, Sofia Ribeiro nasceu com ‘o talento de provocar uma mistura de emoções em apenas alguns minutos’ (OJO) cativa de imediato cada ouvinte para o seu universo musical único. Percorreu já meio mundo, tendo atuado em inúmeros prestigiosos palcos na Europa, Estados Unidos e América do Sul e ganhou vários prémios internacionais, tais como: o primeiro lugar na ‘Crest Jazz Vocal’ (França) e no ‘Voicingers’ (Polónia), e o segundo lugar no ‘Young Jazz Singers’ (Bélgica).
Com pouco mais de uma década de carreira, Sofia Ribeiro tem se vindo a consolidar como uma das cantoras portuguesas com maior projeção internacional.
Ana Sofia Carvalheda conversou com a cantora compositora que vive em Nova Iorque:
Sofia Ribeiro vive atualmente em Nova Iorque e foi recentemente convidada para ser artista residente no famoso Carnegie Hall. “Mar sonoro” é mais um brilhante resultado da colaboração da cantora portuguesa com o reconhecido pianista e compositor colombiano Juan Andrés Ospina. Neste novo álbum, a artista Ribe revela o seu potencial como cantora e compositora, reunindo harmoniosamente diversas influências – do jazz à world music – com 8 temas originais cantados em português e duas versões de fados da Amália, assim como adaptações de poemas de autores portugueses, como Sophia de Mello Breyner e Fernando Pessoa.
O disco foi gravado em Nova Iorque e conta com a participação do mesmo grupo com quem gravou o anterior disco “Ar”, e com quem colabora já há mais de quatro anos. Para além de Juan Andrés Ospina no piano, o grego Petros Klampanis no contrabaixo e o argentino Marcelo Woloski na percussão.
Datas dos Concertos:
- 18 Maio – Liceu Camões – Lisboa
- 27 Maio – Tone Music School Coimbra
- 28 Maio – Casa da Música – Porto