Esta terça-feira (29 agosto), fixamos atenções no mundo dos videojogos, muitas vezes trivializado. Trata-se do Dia do Gamer, dedicado aos jogadores e profissionais da área, bem como às personagens mais icónicas, desde Pac-Man a Lara Croft. Um universo onde cada gamer pode ser quem quiser, mas que não é apenas puro lazer.
Andreia Simão, produtora da Antena 1, conversou com quatro destes indivíduos — dois dos quais envolvidos na RTP Arena, a plataforma de eSports (desportos eletrónicos) da RTP, que transmite grandes competições mundiais e nacionais. Antes de os ouvirmos, lemos as palavras de Daniel de Sousa Rodrigues, para conhecer mais detalhes sobre esse projeto: “Se tivermos em conta que perto de metade da população mundial é (de uma maneira ou de outra) gamer, estaríamos a ignorar uma das maiores formas de entretenimento do mundo ao não fazermos nada neste universo”, explica-nos o responsável pela plataforma.
“Foi com o intuito de criar uma relação de proximidade com este universo que em 2016 a RTP Arena foi lançada, na altura para grande surpresa do público gamer, que muito raramente se via retratado no universo mainstream de media” — uma aposta recompensada com um total de 28 milhões de visualizações, consagrando-a como “referência nacional do mundo do gaming e dos eSports.”
Com a RTP Arena, o gamer “[celebra-se] diariamente”, mas aproveitamos a efeméride para escutar testemunhos de quatro personalidades relevantes: João Antunes, Gonçalo Louro e Sara Lima, apresentadores e criadores de contéudos digitais na RTP Arena, e Vanessa Vieira Dias, marketeer e fundadora do projeto Videojogo, disse Ela.