Os Óscares anunciaram esta quinta-feira (23) os nomeados para a 97.ª edição do evento mais aguardado da temporada de prémios. Num ano marcado pelos incêndios florestais na Califórnia, a cerimónia regressa ao Dolby Theatre, conduzida por Conan O’Brien, para celebrar os triunfos da cinematografia mundial de 2024.
“Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, é o grande vencedor para já: entre as 13 categorias pelas quais está nomeado o musical da Netflix, encontram-se Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia e Melhor Argumento Adaptado. Na corrida para Melhor Atriz, a protagonista Karla Sofia Gascón torna-se a primeira atriz trans nomeada para um Óscar.
O épico “O Brutalista” e o musical “Wicked” alcançaram dez categorias cada, numa lista onde também “Conclave”, “Um Completo Desconhecido”, “Anora” e “A Substância” também se destacaram.
“Ainda Estou Aqui” torna-se o segundo filme brasileiro a entrar na categoria de Melhor Filme, enquanto Fernanda Torres está nomeada para Melhor Atriz, replicando o feito da sua mãe em 1999, quando Fernanda Montenegro foi contemplada pelo filme “Central do Brasil” (também do mesmo realizador, Walter Salles).
Melhor Filme
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Dune: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Ainda Estou Aqui”
- “Nickel Boys”
- “A Substância”
- “Wicked”
Melhor Realização
- “Anora”, Sean Baker
- “O Brutalista”, Brady Corbet
- “Um Completo Desconhecido”, James Mangold
- “Emilia Pérez”, Jacques Audiard
- “A Substância”, Coralie Fargeat
Melhor Ator
- Adrien Brody (“O Brutalista”)
- Timothée Chalamet (“Um Completo Desconhecido”)
- Colman Domingo (“Sing Sing”)
- Ralph Fiennes (“Conclave”)
- Sebastian Stan (“The Apprentice: A História de Trump”)
Melhor Atriz
- Cynthia Erivo (“Wicked”)
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”)
- Mikey Madison (“Anora”)
- Demi Moore (“A Substância”)
- Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”)
Melhor Ator Secundário
- Yura Borisov (“Anora”)
- Kieran Culkin (“A Verdadeira Dor”)
- Edward Norton (“Um Completo Desconhecido”)
- Guy Pearce (“O Brutalista”)
- Jeremy Strong (“The Apprentice: A História de Trump”)
Melhor Atriz Secundária
- Monica Barbaro (“Um Completo Desconhecido”)
- Ariana Grande (“Wicked”)
- Felicity Jones (“O Brutalista”)
- Isabella Rossellini (“Conclave”)
- Zoe Saldaña (“Emília Pérez”)
Melhor Filme de Animação
- “Flow: À Deriva”
- “Divertida-Mente 2”
- “Memórias de um Caracol”
- “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”
- “Robot Selvagem”
Melhor Filme Internacional
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
- “A Rapariga da Agulha” (Dinamarca)
- “Emilia Pérez” (França)
- “A Semente do Figo Sagrado” (Alemanha)
- “Flow: À Deriva” (Letónia)
Melhor Fotografia
- “O Brutalista”
- “Duna: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Maria”
- “Nosferatu”
Melhor Guarda-Roupa
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Gladiador II”
- “Nosferatu”
- “Wicked”
Melhor Argumento Original
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “A Verdadeira Dor”
- “Atentado de 5 de Setembro”
- “A Substância”
Melhor Argumento Adaptado
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel Boys”
- “Sing Sing”
Melhor Montagem
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
Melhor Caracterização
- “A Different Man”
- “Emilia Pérez”
- “Nosferatu”
- “A Substância”
- “Wicked”
Melhor Banda Sonora
- “O Brutalista”, Daniel Blumberg
- “Conclave”, Volker Bertelmann
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
- “Robot Selvagem”
Melhor Canção Original
- “El Mal” (Emilia Pérez)
- “The Journey” (“Batalhão 6888”)
- “Like a Bird” (“Sing Sing”)
- “Mi Camino” (“Emilia Pérez”)
- “Never Too Late” (“Elton John: Never too Late”)
Melhores Efeitos Visuais
- “Alien: Romulus”
- “Better Man: A História de Robbie Williams”
- “Duna: Parte Dois”
- “O Reino do Planeta dos Macacos”
- “Wicked”
Melhor Som
- “Um Completo Desconhecido”
- “Duna: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
- “Robot Selvagem”
Melhor Documentário (curta-metragem)
- “Death by Numbers”
- “I Am Ready, Warden”
- “Incident”
- “Instruments of a Beating Heart”
- “The Only Girl in the Orchestra”
Melhor Documentário (longa-metragem)
- “Black Box Diaries”
- “No Other Land”
- “Porcelain War”
- “Soundtrack to a Coup d’Etat”
- “Sugarcane”
Melhor Curta-Metragem de Animação
- “Beautiful Men”
- “In the Shadow of the Cypress”
- “Magic Candies”
- “Wander to Wonder”
- “Yuck!”
Melhor Curta-Metragem de Imagem Real
- “A Lien”, de David Cutler-Kreutz e Sam Cutler-Kreutz
- “Anuja”, de Adam J. Graves
- “I’m Not a Robot”, de Victoria Warmerdam
- “The Last Ranger”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
Melhor Design de Produção
- “O Brutalista”
- “Conclave”
- “Duna: Parte Dois”
- “Nosferatu”
- “Wicked”