O Leão da Estrela estreou faz hoje, 25 de novembro, 75 anos.
Realizado por Arthur Duarte, neste filme contracenavam António Silva (desempenhando a personagem de Anastácio da Silva), Milú (Juju), Maria Eugénia (Branca), Laura Alves (Rosa), Fernando Curado Ribeiro (Eduardo), Erico Braga (Barata), Cremilda de Oliveira (Madame Barata), ou Maria Olguim (Carlota).
Este é um dos clássicos absolutos do cinema português, com um jogo de futebol no centro do enredo: uma final entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal. Anastácio da Silva, adepto fanático do Sporting, consegue um bilhete para ver o jogo no Porto, mas não consegue viagem, pois os bilhetes de comboio tinham esgotado.
O enredo do filme traduz-se numa viagem de carro ao Porto — não só para António, mas também toda a família. Ficam instalados em casa dos Barata, família rica do Porto, velha conhecida e cujos membros pensam que Anastácio é também um homem rico de Lisboa. O filho dos Barata namora, entretanto, a filha Branca de Anastácio.
Um pedido de casamento remete então o guião para uma visita dos Barata a Lisboa. Para ficarem instalados na casa da família Anastácio, supostamente, uma luxuosa casa na Estrela.
Nesta mesma data, em 2015, foi lançado um remake do original, realizado e produzido por Leonel Vieira, onde Miguel Guilherme é Anastácio, Sara Matos, José Raposo como Senhor Barata, Alexandra Lencastre, Vitor Norte, entre outros.