Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 4 nov, 2024, 09:05

“A nossa Pompeia de barro”

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 4 nov, 2024, 09:05

“A nossa Pompeia de barro”

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

Yago Álvarez Barba, o editor de economia do jornal El Salto, escreve sobre a tragédia que se abateu sobre a sua comunidade, sobre os seus antigos vizinhos e familiares, em Benetússer. Assim partilha os relatos que não sossegam a sua aflição à distância. Depois do vídeo feito pelo irmão dentro do carro atascado na enxurrada, no polígono de Ribarrroja, ele escuta a voz da sobrinha que conseguiu subir ao terraço para lhe telefonar. Recebe imagens da sua Benetússer afogada num mar de lama e escreve: “Nunca pensei que mi pueblo ia ser foto de capa, por este motivo, no jornal onde trabalho”. Numa passagem subterrânea de Benetússer, resgataram, entretanto, a mulher que esteve três dias dentro de um carro atascado. Estava viva, perdida do mundo no seu próprio povoado, talvez seja conhecida do editor de economia do jornal El Salto, há imagens da mulher resgatada nas televisões pouco antes de a multidão chamar “assassinos!” aos representantes de um poder até então ausente. É isso em Paiporta, outro nome no mapa devastado de Valência, lá vão um rei e uma rainha chapinhando na lama, tantas vozes zangadas e aflitas em redor, nunca tinha visto o rosto de uma rainha salpicado de lama, gritam-lhe e ela responde-lhes, “como é que não hão-de sentir-se asim?”, e a mão cuidada limpa as próprias lágrimas enlameadas.

Eu guardara uma outra imagem retida na lama valenciana. Não já de detritos acumulados, de escombros fantasmáticos, de esculturas montadas por um deus louco com carcaças de automóveis, apenas uma singela fotografia sem rosto de gente ou ruína de prédio. É a imagem captada por Rober Solsona, repórter fotográfico da Europa Press. Ela acompanha dois ou três parágrafos magoados, em desolada caligrafia de lodo e desamparo. Publicada no jornal Voz da Galiza, mostra simplesmente uma boneca de plástico na lama, despida de adereços, uma das pernas partida, ao lado do que poderá ser uma peça de lego. Uma boneca para sempre perdida da ideia de brincadeira.

Rober Solsona é valenciano, nascido num pequeno povoado, Algimia d’Alfara. Encontrei fotos muito interessantes no seu portfolio, antigos verões felizes, rapazes lançando-se do molhe ao mar de Valência, em agosto de 2010. Nesse Verão, ele fixou imagens impressionantes de um concerto do grande Enrique Morente. Quando chegaram os frios registou um curioso pequeno-almoço com viandantes, antes de a manhã romper numa área de serviço. É uma bela palavra, viandante, também existe em português, tal como viageiro. Perdemo-nos das mais belas palavras, vão numa outra enxurrada lenta.
Os dois ou três parágrafos magoados que acompanham a foto de Rober Solsona na Voz da Galiza, são de Mariluz Ferreiro. Explicam-nos que grande parte da água que arrasou Valência desaguou no “paraíso frágil” das lagoas entre as dunas e a praia de El Saler, depositando para-choques, rodas de automóvel, árvores inteiras.
“São restos da nossa Pompeia de barro, Valência”, escreve a jornalista galega. E antevendo o dia em que os alinhamentos noticiosos darão destaque a uma outra geografia, ela sublinha que “este nosso mundo digere em tempo record as piores tragédias, saltando para a casa seguinte do tabuleiro”.

A polícia a cavalo protege um rei e uma rainha, movendo-se no xadrez de peões perdidos de suas casas, num tabuleiro de lama.

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de Quanto é meio segundo?

Quanto é meio segundo?

Imagem de Possa ele ver mais longe, mesmo sentado

Possa ele ver mais longe, mesmo sentado

Imagem de Zanderson e as altas telhas

Zanderson e as altas telhas

Imagem de O meu irmão Zé Maria partiu para o céu

O meu irmão Zé Maria partiu para o céu

Imagem de O mundo está a colapsar, mas os nossos políticos continuam a brincar às casinhas

O mundo está a colapsar, mas os nossos políticos continuam a brincar às casinhas

Imagem de E a escolha do conclave é…

E a escolha do conclave é…

Imagem de O sem-abrigo que fugiu de casa para ser livre morreu apedrejado numa fria madrugada

O sem-abrigo que fugiu de casa para ser livre morreu apedrejado numa fria madrugada

Imagem de A mulher que foi drogada pelo marido para ser escrava sexual ficará para a história

A mulher que foi drogada pelo marido para ser escrava sexual ficará para a história

Imagem de Os olhos azuis de Dinis

Os olhos azuis de Dinis

Imagem de Um dia de espera

Um dia de espera

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025