Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 21 jan, 2025, 08:58

Ainda não sabemos a resposta, Amanda Gorman

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 21 jan, 2025, 08:58

Ainda não sabemos a resposta, Amanda Gorman

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

Aquele braço direito estendido vai daqui a Marte. É o braço de um dos Quatro Cavaleiros da Idade de Ouro anunciada pelo novo Cronos. Os anotadores do instante fútil ficaram presos ao modo como um dos quatro, não o do braço estendido, nem aquele a quem chamam o Exterminador do Futuro, mas o outro, o dos cabelos encaracolados e revoltos, deitou o olho ao decote da mulher do Cavaleiro Careca.

Onde terá pousado, entretanto, as mais das vezes, o olhar da dama oculta na aba de um chapéu largo? Foi muito notado o seu rosto fechado, glacial, sob o chapéu azul marinho, com uma faixa branca. A dama de olhar escondido, lábios de mármore colados, tão longe do sorriso de Usha, permaneceu protegida pelo chapéu anti beijo. Mas o novo Cronos não parece ser muito dado a beijos. Ele está mais ocupado em perfurar, perfurar, perfurar.

Cronos, o negacionista salvo por Deus por uma orelha negra que agora anuncia uma idade de ouro, não pensa sequer na Europa, lugar irrelevante de ultrapassadas mitologias. Europa não lhe ocupou um instante do rol proclamatório. Não lhe ocorrerá, sequer por um instante, regressar a Hesíodo, mesmo se vem do grego a primeira descrição dos dias de fulgor da Era Dourada que reclama para o seu mandato. É outro o chão que interessa ao Grande Perfurador. Desvaloriza o facto de ter sido justamente na Era Dourada que Pandora abriu a caixa das desgraças.

Escolheu para o retrato oficial uma réplica da ficha de polícia. O medo é a sua estética.

Vemo-los e escutamo-los no Capitólio-Olimpo, temos de novo uma colina para subir, Amanda Gorman. É, de novo, a sombra interminável. As escrituras continuam a dizer-nos, como lembraste no teu poema de há quatro anos, que devemos imaginar-nos sentados debaixo da nossa própria vinha e da nossa figueira e que nada devemos recear.

Mas, como lembra hoje Pedro Norton, num texto admirável no Público, “há momentos na história em que temos obrigação de perceber que entrámos em águas desconhecidas”. Pedro Norton alerta-nos para a forte possibilidade não terem as democracias ferramentas que lhes permitam controlar os “novos poderes” decorrentes da “concentração quase ilimitada de riqueza” e do seu casamento com “um controlo hegemónico da tecnologia e da informação” sem precedentes.

A pergunta volta a ser aquela de outrora, Amanda: “como podemos vencer a catástrofe”?

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de A paginação dos rios

A paginação dos rios

Imagem de Os requisitos

Os requisitos

Imagem de A história de um anjo sem talentos que deixou de aparecer na noite de Natal

A história de um anjo sem talentos que deixou de aparecer na noite de Natal

Imagem de Está-se melhor na relojoaria Gomes

Está-se melhor na relojoaria Gomes

Imagem de Um calendário

Um calendário

Imagem de Tenda de campanha

Tenda de campanha

Imagem de Só muitos passarinhos poderão salvar o mundo do lobo que agora é dono do mundo

Só muitos passarinhos poderão salvar o mundo do lobo que agora é dono do mundo

Imagem de O Estado Novo em 101 objectos

O Estado Novo em 101 objectos

Imagem de O olhar de quem escolhe o ofício de olhar, para nos dar a ver

O olhar de quem escolhe o ofício de olhar, para nos dar a ver

Imagem de A eternidade da água

A eternidade da água

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025